MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE (MULTI)LETRAMENTO(S) EM LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO (2015-2019)

Autores

  • Verônica Lorenset Padoin
  • Francieli Matzembacher Pinton

Palavras-chave:

Metapesquisa, (multi)Letramento(s), Contexto acadêmico

Resumo

Este estudo de natureza bibliográfica caracteriza-se como uma metapesquisa, cujo objetivo é analisar temas, teorias, métodos de pesquisa ou ainda uma combinação desses e outros aspectos (PAIVA, 2019). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo mapear estudos sobre (multi)letramento(s) a fim de sistematizar os principais achados nesse campo de conhecimento. O corpus está constituído de 19 (dezenove) artigos científicos, que versam sobre (multi)letramento(s) na educação básica, publicados em revistas qualificadas (A1) entre 2015 e 2019. Os procedimentos de análise compreenderam 2 (duas) etapas: i) leitura exploratória dos artigos e ii) análise dos lexemas ricos em significação, em termos de teoria-base, metodologia e resultados. O mapeamento aponta a recorrência de pesquisas que tematizam a análise de materiais didáticos/provas/planos de aula e a análise da prática docente, privilegiando abordagens qualitativas sem classificar explicitamente o tipo de pesquisa desenvolvida. Em termos teóricos, predomina a perspectiva dos “Multiletramentos como práticas multimodais e multiculturais”, com destaque para gêneros textuais emergentes. Quanto às bases teóricas, Roxane Rojo e Ângela Kleiman têm destacada influência nos estudos analisados.

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Biografia do Autor

Verônica Lorenset Padoin

Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Francieli Matzembacher Pinton

Professora Adjunto A no Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Padoin, V. L., & Pinton, F. M. (2021). MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE (MULTI)LETRAMENTO(S) EM LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO (2015-2019). Inventário, (27), 118–137. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38273

Edição

Seção

Artigos