MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE (MULTI)LETRAMENTO(S) EM LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO (2015-2019)

Auteurs

  • Verônica Lorenset Padoin
  • Francieli Matzembacher Pinton

Mots-clés :

Metapesquisa, (multi)Letramento(s), Contexto acadêmico

Résumé

Este estudo de natureza bibliográfica caracteriza-se como uma metapesquisa, cujo objetivo é analisar temas, teorias, métodos de pesquisa ou ainda uma combinação desses e outros aspectos (PAIVA, 2019). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo mapear estudos sobre (multi)letramento(s) a fim de sistematizar os principais achados nesse campo de conhecimento. O corpus está constituído de 19 (dezenove) artigos científicos, que versam sobre (multi)letramento(s) na educação básica, publicados em revistas qualificadas (A1) entre 2015 e 2019. Os procedimentos de análise compreenderam 2 (duas) etapas: i) leitura exploratória dos artigos e ii) análise dos lexemas ricos em significação, em termos de teoria-base, metodologia e resultados. O mapeamento aponta a recorrência de pesquisas que tematizam a análise de materiais didáticos/provas/planos de aula e a análise da prática docente, privilegiando abordagens qualitativas sem classificar explicitamente o tipo de pesquisa desenvolvida. Em termos teóricos, predomina a perspectiva dos “Multiletramentos como práticas multimodais e multiculturais”, com destaque para gêneros textuais emergentes. Quanto às bases teóricas, Roxane Rojo e Ângela Kleiman têm destacada influência nos estudos analisados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Verônica Lorenset Padoin

Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Francieli Matzembacher Pinton

Professora Adjunto A no Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Références

BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated Literacies: Reading and writing in context. New York: Routledge, 2000.

BARTON, E. Inductive discourse analysis: discovering rich features. In: BARTON, E.; STYGALL, G. (Ed.). Discourse studies in composition. Cresskill: Hampton Press, 2002. p. 19-42.

BLOOME, D. et al. Re-theorizing Literacy Practices: Complex Social and Cultural Contexts. New York: Routledge, 2019.

KALANTZIS, M. et al. Literacies. Second Edition. Australia: Cambridge University Press, 2016.

OLIVEIRA, H. F.; ARRIEL, T. D. G. Ensino/aprendizagem de língua portuguesa na escola: explorando letramentos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 3, p. 451-477, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-63982018000300451&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 fev. 2020.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, Z. B.; TIBURTINO, V. Multiletramentos e multimodalidade: diálogos e dimensões para o ensino. Revista (Con) Textos Linguísticos, v. 12, n. 23, p. 163-182, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178. Acesso em: 12 fev. 2020.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TERRA, M. R. Letramento & Letramentos: uma perspectiva sócio-cultural dos usos da escrita. Revista DELTA: Documentação e Estudo em Linguística Teórica e Aplicada, v. 29, n. 1, 2013.

Téléchargements

Publiée

2021-02-23

Comment citer

Padoin, V. L., & Pinton, F. M. (2021). MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE (MULTI)LETRAMENTO(S) EM LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO (2015-2019). Inventário, (27), 118–137. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38273

Numéro

Rubrique

Artigos