O CANTO DO BACURAU

A INTERMIDIALIDADE COM A MÚSICA BRASILEIRA EM BACURAU E A SUA RELAÇÃO COM O ÁRIDO MOVIE E O MANGUEBEAT

Autori

Abstract

Este artigo busca observar como se dá a relação intermidiática com a música brasileira no longa-metragem Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para embasar a nossa análise, buscamos a trajetória de Kleber Mendonça Filho, que embora se considere um diretor mais jovem que a geração de cineastas pernambucanos, conhecida como Árido Movie, também chamada de Cinema do Mangue, tem relação direta com a música do movimento cultural Manguebeat. Assim, tanto em Bacurau, como na trajetória cinematográfica de Kleber Mendonça Filho, há estreita relação com a música. Essa informação é o índice que nos motivou a relacionar Bacurau e o seu realizador junto à geração do Árido Movie. Portanto, cabe pensar como a relação intermidiática com a música brasileira em Bacurau contribui para associá-lo à essa geração de cineastas pernambucanos.

Palavras-chave: Bacurau. Árido Movie. Intermidialidade.

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Pubblicato

2022-12-30

Come citare

de Alcantara Diogo, . B. . (2022). O CANTO DO BACURAU: A INTERMIDIALIDADE COM A MÚSICA BRASILEIRA EM BACURAU E A SUA RELAÇÃO COM O ÁRIDO MOVIE E O MANGUEBEAT . Inventário, (30), 217–235. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49995

Fascicolo

Sezione

Artigos