LETRAMENTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
O TRATAMENTO DADO AO TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO “CONFLUENCIA”
DOI:
https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46923Abstract
A trajetória do ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) na educação básica é marcada por discussões que vão desde questões relacionadas à oferta e à obrigatoriedade da disciplina a questões de práticas de ensino propriamente. Neste artigo, objetivamos debater o ensino de E/LE, enfocando, mais precisamente, o lugar do texto literário na aula de Espanhol, analisando-o sob a perspectiva do letramento literário (PAULINO & COSSON, 2009). Para alcançar tais objetivos, abordamos o cenário do ensino de E/LE no Brasil. Em seguida, explicitamos os diferentes posicionamentos acerca do letramento literário. Por fim, propomos a análise de um dos volumes da Coleção de livros didáticos intitulada Confluencia¸ utilizados na educação básica. Assim, pretendemos esboçar possíveis respostas às seguintes perguntas: i) De que forma é abordado o texto literário ao longo do material didático?; ii) Qual é o espaço reservado à literatura?; iii) Como o texto literário se articula com a forma que o livro está organizado? Em nossos resultados preliminares, vimos que embora haja espaço para o texto literário no material didático, as atividades relacionadas a esses textos nem sempre contemplam uma proposta de letramento literário em E/LE.