LETRAMENTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

O TRATAMENTO DADO AO TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO “CONFLUENCIA”

Autores

  • Vanderlei Andrade de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46923

Resumo

A trajetória do ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) na educação básica é marcada por discussões que vão desde questões relacionadas à oferta e à obrigatoriedade da disciplina a questões de práticas de ensino propriamente. Neste artigo, objetivamos debater o ensino de E/LE, enfocando, mais precisamente, o lugar do texto literário na aula de Espanhol, analisando-o sob a perspectiva do letramento literário (PAULINO & COSSON, 2009). Para alcançar tais objetivos, abordamos o cenário do ensino de E/LE no Brasil. Em seguida, explicitamos os diferentes posicionamentos acerca do letramento literário. Por fim, propomos a análise de um dos volumes da Coleção de livros didáticos intitulada Confluencia¸ utilizados na educação básica. Assim, pretendemos esboçar possíveis respostas às seguintes perguntas: i) De que forma é abordado o texto literário ao longo do material didático?; ii) Qual é o espaço reservado à literatura?; iii) Como o texto literário se articula com a forma que o livro está organizado? Em nossos resultados preliminares, vimos que embora haja espaço para o texto literário no material didático, as atividades relacionadas a esses textos nem sempre contemplam uma proposta de letramento literário em E/LE.

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Biografia do Autor

Vanderlei Andrade de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vandelei Andrade de Paula é mestrando no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduando no Liceu Literário Português (especialização) e licenciado em Letras: Português - Espanhol também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do grupo de pesquisa intitulado Interações em Contextos Institucionais (ICI-CNPq), no qual estuda fenômenos interacionais que ocorrem no ambiente da mediação familiar judicial, além de ser membro associado à Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). Tem experiência no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e também na prática de traduções e versões voltadas a dublagens no contexto português-espanhol.

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Paula, V. A. de . (2022). LETRAMENTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O TRATAMENTO DADO AO TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO “CONFLUENCIA”. Revista Inventário, 1(29), 118–141. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46923

Edição

Seção

Artigos