PRECARIZAÇÃO E PRIVILÉGIO UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA REPRESENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO NA MÍDIA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45606Parole chiave:
Teoria Semiolinguística, discurso midiático, argumentação, instituições federais de ensino, neoliberalismo.Abstract
O objetivo principal deste trabalho é analisar a representação das instituições federais de ensino no discurso midiático nacional contemporâneo. Para tanto, são analisados dois textos do gênero notícia publicados por veículos midiáticos de abrangência nacional, integrados a conglomerados de imprensa brasileiros. A fundamentação teórica da pesquisa é a teoria da semiolinguística em sua reflexão sobre os modos de organização do discurso. As análises realizadas neste artigo flagram a emergência de tais procedimentos de natureza argumentativa nos dois textos escrutinados. Os resultados das análises evidenciam o caráter eminentemente retórico e argumentativo das notícias acerca das instituições federais de ensino, que têm sua representação orientada pelo projeto político neoliberal.
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