PRECARIZAÇÃO E PRIVILÉGIO UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA REPRESENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO NA MÍDIA NACIONAL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45606

Mots-clés :

Teoria Semiolinguística, discurso midiático, argumentação, instituições federais de ensino, neoliberalismo.

Résumé

O objetivo principal deste trabalho é analisar a representação das instituições federais de ensino no discurso midiático nacional contemporâneo. Para tanto, são analisados dois textos do gênero notícia publicados por veículos midiáticos de abrangência nacional, integrados a conglomerados de imprensa brasileiros. A fundamentação teórica da pesquisa é a teoria da semiolinguística em sua reflexão sobre os modos de organização do discurso. As análises realizadas neste artigo flagram a emergência de tais procedimentos de natureza argumentativa nos dois textos escrutinados. Os resultados das análises evidenciam o caráter eminentemente retórico e argumentativo das notícias acerca das instituições federais de ensino, que têm sua representação orientada pelo projeto político neoliberal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Diego Candido Abreu, IFMA-Codó / PUC-Rio

Doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio

Professor EBTT do IFMA-Codó

Marcos Vinicius Pontes Silva, IFMA-Codó

Aluno do Curso Tecôlogo em Informática do IFMA-Codó

Références

AZEVEDO, F. A. Mídia e democracia no Brasil. Relações entre o sistema de mídia e o sistema político. Opinião pública, Campinas, vol. 12, nº 1, 2006, p. 88-113.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.

FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. London: E. Arnold, 1995a.

_________________. Critical discourse analysis: the critical study of language. Edinburg: Pearson, 1995b.

HARVEY, D. O neoliberalismo, história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

MACHADO, I. L. A Semiolinguística de Patrick Charaudeau: uma interessante opção de Análise discursiva. Análise do Discurso, v. 3, 2002.

PÊCHEUX, M. O mecanismo do (des)conhecimento ideológico. In: ŽIŽEK, S. (Org.) Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

TUZZO, S. A. Deslumbramento Coletivo: Opinião Pública, Mídia e Universidade. São Paulo: Annablume, 2005.

Téléchargements

Publiée

2022-02-27

Comment citer

Abreu, D. C., & Silva, M. V. P. (2022). PRECARIZAÇÃO E PRIVILÉGIO UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA REPRESENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO NA MÍDIA NACIONAL. Inventário, 1(29), 16–35. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45606

Numéro

Rubrique

Artigos