MARCADORES DISCURSIVOS NO PORTUGUÊS FALADO NA ILHA DE SANTIAGO (CABO VERDE)

Autori

  • Emilly Sampaio Silva Veloso Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Eduardo Ferreira dos Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Abstract

Nosso trabalho tem como objetivo uma breve descrição de alguns marcadores discursivos presentes no português falado na Ilha de Santiago (Cabo Verde), a partir de entrevistas realizadas com alguns alunos de duas instituições de ensino em uma viagem de campo realizada no país. Consideramos os marcadores discursivos como termos que desempenham a função de construir o enunciado em um contexto cognitivo e interpessoal, auxiliando na concretização do discurso e destacando o que está implícito e explícito no texto realizado de forma oral e/ou escrito. A partir deste levantamento e da descrição dos dados, apresentamos sete exemplos de marcadores: agora, bom, aí, ah, ahn, né e eh. Com o suporte de uma revisão bibliográfica de trabalhos sobre marcadores discursivos no português brasileiro e europeu, ratificamos que esses marcadores desempenham, no português de Cabo Verde, a função de sequenciadores, conforme aponta Risso (2015), ou podem apontar para uma função interacional, nos termos de Urbano (2015).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Emilly Sampaio Silva Veloso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Integrtação Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês - Bahia. Licencianda em Pedagogia pela mesma Universidade.

Eduardo Ferreira dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, da UNILAB/Campus dos Malês, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, português na África, contato linguístico e ensino de gramática.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-12-30

Come citare

Veloso, E. S. S., & Santos, E. F. dos. (2020). MARCADORES DISCURSIVOS NO PORTUGUÊS FALADO NA ILHA DE SANTIAGO (CABO VERDE). Inventário, (26), 311–331. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38423

Fascicolo

Sezione

Artigos