CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS/LP UFBA PARA A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE

Auteurs

Mots-clés :

Identidade docente, Sequência didática, licenciatura

Résumé

Este ensaio almeja tecer algumas reflexões acerca das experiências no âmbito da docência que atravessaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) dentro do subprojeto Letras/Língua Portuguesa ao longo desses doze meses de atuação. Para tanto, fizemos uma breve apresentação do surgimento do Programa e a sua proposta para os cursos de licenciatura no país, no qual o subprojeto em que atuamos se encontra regido. Tais reflexões se encontram atravessadas por aparatos teórico-metodológicos que versam sobre questões relacionadas às diversas manifestações da linguagem no contexto do ensino da Língua Portuguesa, assim como as práticas de observações e atuações em sala a partir de uma proposta didática desenvolvida de acordo com as demandas da turma observada ao longo do ano letivo sob orientação da coordenação e da supervisão. A partir desses suportes, as reflexões são construídas, assim como as inquietações que advém no decorrer da formação do licenciando.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. Campinas, SP: 2009.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: 1997.

MATTOS, L. N. S. MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA BOLSISTAS ID E SUPERVISÃO PIBID LETRAS LP 2018. Disponível em: encurtador.com.br/zXY29

Téléchargements

Publiée

2021-02-23

Comment citer

Santos, E. L., & Caetano, L. D. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS/LP UFBA PARA A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE. Inventário, (27), 203–217. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34612

Numéro

Rubrique

Ensaios