INTÉRPRETES DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: OUTROS OLHOS, OUTRAS FACES

Autori

  • Liliane Vasconcelos de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Nancy Rita Vieira Universidade Federal da Bahia

Parole chiave:

Literatura, Cidade, Imaginário urbano.

Abstract

Este artigo investiga os discursos em que ­ figuram as imagens urbanas da cidade de Salvador construídas e disseminadas na literatura contemporânea. A urbe atual sofre uma vertiginosa transformação, que expõe as diferenças econômicas, sociais e culturais de forma acentuada. Para interpretar esse processo, a literatura serve como um dispositivo que constrói e institui o imaginário, determina o comportamento e estabelece um lugar de fala, a partir de articulações ideológicas especí­ficas que reiteram ou desconstroem formas hegemônicas de representação. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca, em diálogo com o pensamento de Michel Foucault, discutir as faces da urbe soteropolitana representado nas narrativas O canto da sereia, de Nelson Motta (2002), A rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes (2010) e Salvador negro rancor, de Fabio Mandingo (2011), bem como a relação dos grupos marginalizados no espaço urbano da capital baiana.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Liliane Vasconcelos de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Literatura e Cultura pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia- UFBA.  

Nancy Rita Vieira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia.

Riferimenti bibliografici

REFERÊNCIAS

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

CANCLINI, Néstor G. Imaginários urbanos. Buenos Aires: Eudeba, 1997.

CANCLINI, Néstor G. Diferentes, Desiguais, Desconectados. Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.

CUNHA, Eneida Leal. A cultura da cidade. In: RUBIM, Antonio A.C. e ROCHA, Renata. Políticas culturais para as Cidades. Salvador: EDUFBA, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução: Laura Sampaio. 10ªed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

LEFEBVRE, Henri. Tempos equívocos. Trad. José F. Ivars e Juan I. Barcelona: Kairós, 1976.

MAGALHÃES, Carlos Augusto. Cena Moderna: a cidade da Bahia no romance de Jorge Amado. Salvador: Quarteto Editora, 2011.

MANDINGO, Fábio. Salvador negro rancor. São Paulo: Secretaria de Cultura –Prefeitura São Paulo, 2011

MOURA, Milton. Carnaval e baianidade: arestas e curvas na coreografia de identidades do carnaval de Salvador. 2001. Tese. (Doutorado em Comunicação) FACOM, Universidade Federal da Bahia Salvador.

MOTTA, Nelson. O canto da sereia: um noir baiano. Rio de janeiro: Objetiva,2002

PECHMAN, Robert Moses. Cidades estreitamente vigiadas: o detetive e o urbanista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-08-26

Come citare

de Jesus, L. V., & Vieira, N. R. (2016). INTÉRPRETES DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: OUTROS OLHOS, OUTRAS FACES. Inventário, (18). Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/16242

Fascicolo

Sezione

Artigos