INTÉRPRETES DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: OUTROS OLHOS, OUTRAS FACES
Palabras clave:
Literatura, Cidade, Imaginário urbano.Resumen
Este artigo investiga os discursos em que figuram as imagens urbanas da cidade de Salvador construídas e disseminadas na literatura contemporânea. A urbe atual sofre uma vertiginosa transformação, que expõe as diferenças econômicas, sociais e culturais de forma acentuada. Para interpretar esse processo, a literatura serve como um dispositivo que constrói e institui o imaginário, determina o comportamento e estabelece um lugar de fala, a partir de articulações ideológicas específicas que reiteram ou desconstroem formas hegemônicas de representação. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca, em diálogo com o pensamento de Michel Foucault, discutir as faces da urbe soteropolitana representado nas narrativas O canto da sereia, de Nelson Motta (2002), A rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes (2010) e Salvador negro rancor, de Fabio Mandingo (2011), bem como a relação dos grupos marginalizados no espaço urbano da capital baiana.
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Citas
REFERÊNCIAS
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