LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA
Mots-clés :
Linguística Textual, Ensino, Produção textualRésumé
Considerando o trabalho assíduo com texto em sala de aula, tendo em vista que é unicamente através dele que nos comunicamos socialmente, nas mais diversas esferas sociocomunicativas, esta pesquisa tem como objetivo discutir, ainda que teoricamente, sobre o ensino de texto, de modo a esclarecer os pressupostos teóricos que devem direcionar a prática docente. O trabalho volta-se para a dimensão da produção textual, especificadamente de natureza verbal e escrita. Para embasar este estudo, recorreu-se às contribuições da Linguística Textual, apresentadas por Antunes (2003), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch (2004), Koch e Elias (2016), Marcushi (2008), especificadamente, com metodologia pautada numa abordagem qualitativa e descritiva. Assim, com as discussões realizadas, constata-se a necessidade de enxergar o texto como um processo – nunca está pronto –, sendo locutor e interlocutor responsáveis pela realização. Além disso, é preciso conceber o texto enquanto resultado de nossas práticas sociais, o implica considerá-lo como uma atividade de natureza interacional, bem como intencional, uma vez que se volta para o outro, revelando posicionamentos e intenções comunicativas.Téléchargements
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