LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA

Authors

Keywords:

Linguística Textual, Ensino, Produção textual

Abstract

Considerando o trabalho assíduo com texto em sala de aula, tendo em vista que é unicamente através dele que nos comunicamos socialmente, nas mais diversas esferas sociocomunicativas, esta pesquisa tem como objetivo discutir, ainda que teoricamente, sobre o ensino de texto, de modo a esclarecer os pressupostos teóricos que devem direcionar a prática docente. O trabalho volta-se para a dimensão da produção textual, especificadamente de natureza verbal e escrita. Para embasar este estudo, recorreu-se às contribuições da Linguística Textual, apresentadas por Antunes (2003), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch (2004), Koch e Elias (2016), Marcushi (2008), especificadamente, com metodologia pautada numa abordagem qualitativa e descritiva. Assim, com as discussões realizadas, constata-se a necessidade de enxergar o texto como um processo – nunca está pronto –, sendo locutor e interlocutor responsáveis pela realização. Além disso, é preciso conceber o texto enquanto resultado de nossas práticas sociais, o implica considerá-lo como uma atividade de natureza interacional, bem como intencional, uma vez que se volta para o outro, revelando posicionamentos e intenções comunicativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - pela mesma instituição. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), participou do Projeto Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa (PECLEP), na condição de monitora dos cursos de: Produção Textual I e Língua Brasileira de Sinais e atuou, ainda, como voluntária PIBIC/CNPq, do Grupo de pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) – UERN.

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BENTES, A. C. Linguística Textual. In: BENTES, A. C. & MUSSALIN, F. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 245-287.

CAVALCANTE, M. M; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.

FÁVERO, L. L & KOCH, I.G.V. Linguística textual: introdução. 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______ ; ELIAS, V. M. O texto na linguística textual. In: BATISTA, R. O. O texto e seus conceitos. 1. ed. –São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 31-44.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARQUESI, S. C.; V. M. ELIAS; CABARAL, A. L. T. Plano de texto, sequências textuais e orientação argumentativa. In: MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L; ELIAS, V. M. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017, p. 13-32.

SANTOS, L. W; RICHE, R. S; TEIXEIRA, C. S. Produção de textos orais e escritos. In: Análise e produção de textos. 1. ed., 2º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015, p. 97-133.

SANTOS, L. W. dos.; TEIXEIRA, C. de S. Linguística Textual e Ensino: panorama e perspectiva. In: CAPISTRANO JUNIOR, R.; LINS, M. da P. P. (Org.). Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017, p. 425-446.

SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 31-54.

Published

2021-02-23

How to Cite

Souza, A. M. N. de. (2021). LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA. Inventário, (27), 175–186. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38174

Issue

Section

Artigos