PADRÕES DE FLEXÃO VERBAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO INFANTIL: MORFOLOGIA OU FONOLOGIA?
Mots-clés :
morfologia verbal, fonologia, aquisiçãoRésumé
O processo de troca de conjugação é frequente na gramática de crianças adquirindo o Português Brasileiro (PB) e tem sido abordado por pesquisadores sob diversas perspectivas teóricas. Para alguns autores, as trocas entre conjugações (TC) decorrem da sobregeneralização de regras e padrões morfológicos produtivos na aquisição. Contudo, ao analisarmos 121 formas verbais de crianças de 2-5 anos, constatei um padrão flexional diferente do esperado: de 77 trocas de conjugação, 51 (66,2%) consistem em aplicações da desinência –i, de 1ªpessoa do pretérito perfeito de 2ªe 3ªconjugação, no lugar da estrutura –ei, da 1ª. Dado o fato de que a 1ª conjugação é tida como a mais produtiva, o esperado seria que as trocas se dessem no sentido inverso. Neste estudo, exploro a possibilidade de o padrão observado não consistir, de fato, em uma troca entre desinências, mas sim em uma tentativa malsucedida de produção da desinência –ei causada por uma dificuldade de realização fonética desta estrutura, aqui analisada como uma sílaba VG. Para testar esta hipótese, discuto a literatura sobre a aquisição dos ditongos decrescentes no PB, buscando oferecer uma análise mais global acerca do tema.Téléchargements
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