A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Resumen

Neste relato de experiência, eu discorro sobre minha experiência na disciplina Capacitação Didática, do curso de doutorado do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A experiência de estágio docente no Ensino Superior propiciada pela disciplina de capacitação didática ocorreu na turma de Espanhol VI, do curso de graduação em Letras Português-Espanhol, da UFRJ, e ocorreu no segundo semestre letivo de 2023, entre os meses de agosto e dezembro, momento em que cursei a disciplina. O relato surge como uma forma de se pensar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação do PIPGLA. Nele, eu destaco alguns pontos específicos dessa experiência, como, ementa e programa, a relação com os alunos de graduação, alguns obstáculos durante o processo, causados por fatores externos à universidade, e relato minha experiência como regente de aulas, avaliador de atividades e observador de aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanderlei Andrade de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduando no Liceu Literário Português (especialização) e licenciado em Letras: Português - Espanhol também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do grupo de pesquisa intitulado Interações em Contextos Institucionais (ICI-CNPq), no qual estuda fenômenos interacionais que ocorrem no ambiente da mediação familiar judicial, além de ser membro associado à Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). Tem experiência no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira em cursos livres e também na prática de traduções e versões voltadas a dublagens.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Paula, V. A. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Inventário, (33), 294–302. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60688

Número

Sección

Relatos de experiência