"JÁ SABEIS SENHORES/ QUE TODA A COMÉDIA COMEÇA EM DOLORES"

HIPÓTESES PARA O ORDENAMENTO DO “LIVRO DAS COMÉDIAS” NA COPILAÇAM DE TODALAS OBRAS DE GIL VICENTE

Autores/as

Resumen

O seguinte ensaio é resultado de um ano de estudos relacionados ao projeto de pesquisa “Ordenamento do “Livro das Comédias” na Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente”, desenvolvido no âmbito da Iniciação Científica, com bolsa CNPq.  O projeto está inserido e é desdobramento do projeto de pesquisa do professor Márcio Ricardo Coelho Muniz, cujo título é "Livro meu, que esperas tu?: uma história da Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente". Em busca de perspectivas para as motivações de ordenamento do segundo livro da Copilaçam de 1562, o “das Comédias”, percorremos por meio de leituras e discussões dos autos um caminho de melhor entendimento sobre a sua organicidade autoral. Considerando os elementos comuns às comédias de Gil Vicente, particularmente aspectos do gênero dramático Comédia, tal qual o definiu o próprio dramaturgo, buscaremos discutir o ordenamento do “Livro das Comédias” defendendo um papel de maior autonomia autoral na organização de sua obra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keliane da Silva de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia. 

Márcio Ricardo Coelho Muniz, Universidade Federal da Bahia

Possui Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Associado de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, atuando na Graduação e na Pós-Graduação Acadêmica e Profissional.     

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

da Silva de Jesus, K., & Coelho Muniz, M. R. (2023). "JÁ SABEIS SENHORES/ QUE TODA A COMÉDIA COMEÇA EM DOLORES": HIPÓTESES PARA O ORDENAMENTO DO “LIVRO DAS COMÉDIAS” NA COPILAÇAM DE TODALAS OBRAS DE GIL VICENTE. Inventário, (31), 211–222. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53367

Número

Sección

Ensaios