O CÓDIGO LINGUÍSTICO DE ADOLESCENTES EM REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Authors

  • Rodrigo Mazer Etto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Keywords:

Sociolinguística, Variação linguística, adolescentes privados de liberdade.

Abstract

O objetivo deste trabalho é identificar os sentidos de algumas expressões linguísticas utilizadas por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade em um Centro Socioeducativo, e constatar a possível dicionarização desses itens lexicais no dicionário Houaiss (HOUAISS, 2011). A metodologia de geração e coleta de dados foi realizada sob uma perspectiva qualitativa através da aplicação de entrevistas narrativas previamente elaboradas pelo autor, as quais seguiram orientações de Labov (2008) e Tarallo (2003). As análises das entrevistas possibilitaram levantar um corpus de 260 itens lexicais utilizados pelos entrevistados, dos quais constatou-se que 40 se encontram no referido dicionário com o mesmo sentido atribuído pelos entrevistados – o que pode indicar que estes itens já migraram da condição de linguagem restrita a um grupo social específico para a linguagem comum, de conhecimento e uso por pessoas externas ao grupo -; 64 itens se encontram dicionarizados, embora com um sentido diferente do atribuído pelos informantes – o que aponta o caráter polissêmico dessa linguagem – e 156 termos não se encontram dicionarizadas em Houaiss (2011) – o que permite inferir a presença de neologismos nesse vocabulário adolescente, em que palavras novas são criadas para designar coisas, pessoas, objetos, sensações, alimentos e drogas. Os termos e expressões não dicionarizadas e os dicionarizados com outros sentidos representaram 84,5% do total de itens obtidos, o que denota o caráter predominantemente fechado dessa variedade linguística e sua importância para a comunicação do grupo social estudado. Os dados obtidos podem contribuir na comunicação entre os profissionais que lidam com esse grupo social, e auxiliar na criação de novas ferramentas metodológicas e pedagógicas que colaborem no processo de socioeducação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Mazer Etto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Letras- Língua Portuguesa e Inglesa pela Unifai - Universidade Adamantinense Integrada

Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdades SECAL

Mestre em Estudos da Linguagem Pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª. Drª. do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

References

BRASIL. Ministério da Justiça. Conselho Nacional de Justiça. Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito. Brasília, 2016.

ERIKSON, E. H. Identity: Youth and crisis. New York: Norton &Company, 1994.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss Conciso. São Paulo: Moderna, 2011.

LABOV. W. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PRETI, D. A gíria e outros temas. São Paulo: T.A. Queiroz Edusp, 1984.

REMENCHE, M. L. R. As criações metafóricas na gíria do sistema penitenciário do Paraná. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo, Ática, 2003.

WEINREICH, U.; LABOV, W. & HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006.

Published

2019-07-29

How to Cite

Etto, R. M., & Carlos, V. G. (2019). O CÓDIGO LINGUÍSTICO DE ADOLESCENTES EM REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Inventário, (23.2), 69–90. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29334

Issue

Section

Artigos