A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

Neste relato de experiência, eu discorro sobre minha experiência na disciplina Capacitação Didática, do curso de doutorado do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A experiência de estágio docente no Ensino Superior propiciada pela disciplina de capacitação didática ocorreu na turma de Espanhol VI, do curso de graduação em Letras Português-Espanhol, da UFRJ, e ocorreu no segundo semestre letivo de 2023, entre os meses de agosto e dezembro, momento em que cursei a disciplina. O relato surge como uma forma de se pensar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação do PIPGLA. Nele, eu destaco alguns pontos específicos dessa experiência, como, ementa e programa, a relação com os alunos de graduação, alguns obstáculos durante o processo, causados por fatores externos à universidade, e relato minha experiência como regente de aulas, avaliador de atividades e observador de aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Andrade de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduando no Liceu Literário Português (especialização) e licenciado em Letras: Português - Espanhol também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do grupo de pesquisa intitulado Interações em Contextos Institucionais (ICI-CNPq), no qual estuda fenômenos interacionais que ocorrem no ambiente da mediação familiar judicial, além de ser membro associado à Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). Tem experiência no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira em cursos livres e também na prática de traduções e versões voltadas a dublagens.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Paula, V. A. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Inventário, (33), 294–302. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60688

Edição

Seção

Relatos de experiência