O CANTO DO BACURAU
A INTERMIDIALIDADE COM A MÚSICA BRASILEIRA EM BACURAU E A SUA RELAÇÃO COM O ÁRIDO MOVIE E O MANGUEBEAT
Resumo
Este artigo busca observar como se dá a relação intermidiática com a música brasileira no longa-metragem Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para embasar a nossa análise, buscamos a trajetória de Kleber Mendonça Filho, que embora se considere um diretor mais jovem que a geração de cineastas pernambucanos, conhecida como Árido Movie, também chamada de Cinema do Mangue, tem relação direta com a música do movimento cultural Manguebeat. Assim, tanto em Bacurau, como na trajetória cinematográfica de Kleber Mendonça Filho, há estreita relação com a música. Essa informação é o índice que nos motivou a relacionar Bacurau e o seu realizador junto à geração do Árido Movie. Portanto, cabe pensar como a relação intermidiática com a música brasileira em Bacurau contribui para associá-lo à essa geração de cineastas pernambucanos.
Palavras-chave: Bacurau. Árido Movie. Intermidialidade.