BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE AS MATRIZES DO SABER EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPE

Autores

  • Eduardo Oliveira Henriques de Araújo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46825

Resumo

O presente artigo explora a percepção discente acerca das epistemologias experienciadas nos cursos de graduação em Licenciatura em Geografia, em Bacharelado, em Ciências Contábeis e em Licenciatura em Letras, da UFPE. Com o intuito de acessar o universo epistemológico acionado pela docência à apreensão pelo alunado, aplicou-se um questionário on-line com vista a compreender a natureza dessas matrizes de saber, sob o desígnio final de verificar se há uma harmonização entre os espaços dados às autorias historicamente subalternizadas na mesma medida em que se explora o referencial hegemônico de base eurocêntrica. Por conseguinte, apurou-se a vigência de uma perspectiva verticalizadora, cartesiano-positivista, eurocêntrico-colonialista no tocante às bases epistemológicas levadas como referencial bibliográfico às aulas, haja vista a primazia de autorias componentes dos referentes de norte, em detrimento às do sul colonizado. Portanto, com base no alicerce teórico de Soares (2001) e Ribeiro (1993), quanto à educação, de Henriques (2021, 2019) alusivo à educação crítica, e de Assupção (2004) e Fávero (2006), para o debate entre as epistemologias do norte e do sul no cenário acadêmico, discutir-se-á o papel da educação superior na formação inclusiva de cidadãos e de profissionais nas sociedades sul-americanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Henriques de Araújo , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Eduardo Oliveira Henriques de Araújo é Professor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco - DL/UFPE. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE). Mestre (2016) em Linguística pelo Pós-Graduação em Letras/Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE). Graduado (2014) em Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), havendo recebido a Láurea Acadêmica pelo Curso de Letras e pelo Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Atualmente, realiza pesquisas interdisciplinares acerca da relação entre a Linguagem, as Identidades, os Contextos de Poder e a Educação, segundo a perspectiva discursiva da Linguística Aplicada (In)Disciplinar e da Crítica, em interfaces com a Teoria Dialógica de Bakhtin. Dedica-se continuamente a estudos sobre: Questões de Gênero & Linguagem; Identidade, Sexualidade e Educação; Formação Transdisciplinar de Professores; e Culturas Hegemônicas & Culturas de Minorias, todas vinculadas ao Departamento de Letras da UFPE. E-mail: eduardo.henriquesaraujo@ufpe.br.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

Araújo , E. O. H. de . (2022). BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE AS MATRIZES DO SABER EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPE. Revista Inventário, 1(29), 169–186. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46825

Edição

Seção

Artigos