APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO EFEITO ESTÉTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46585

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a leitura do texto literário em sala de aula, sob a perspectiva da teoria do efeito estético, vertente da estética da recepção que valoriza o potencial do texto e o papel do leitor. Quanto a metodologia utilizada, consiste em revisão bibliográfica. Para as discussões, têm-se autores como Ingarden (1979), Iser (1996), Jouve (2002), Eco (2001), entre outros. Através da reflexão, evidenciou-se que quando a prática da leitura literária é um ato repleto de significação e que leitor é parte indispensável, o hábito e o prazer da leitura podem se tornar frequentes e efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Fernandes , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Marcos Antônio Fernandes dos Santos é mestre em Letras (Teoria literária) pela Universidade Estadual do Maranhão e Doutorando em Letras (Estudos literários), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É membro do grupo de pesquisa Literatura e Vida. Atualmente é professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão, atuando no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

Fernandes , M. A. (2022). APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO EFEITO ESTÉTICO. Revista Inventário, 1(29), 142–154. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46585

Edição

Seção

Artigos