PRECARIZAÇÃO E PRIVILÉGIO UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA REPRESENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO NA MÍDIA NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45606

Palavras-chave:

Teoria Semiolinguística, discurso midiático, argumentação, instituições federais de ensino, neoliberalismo.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é analisar a representação das instituições federais de ensino no discurso midiático nacional contemporâneo. Para tanto, são analisados dois textos do gênero notícia publicados por veículos midiáticos de abrangência nacional, integrados a conglomerados de imprensa brasileiros. A fundamentação teórica da pesquisa é a teoria da semiolinguística em sua reflexão sobre os modos de organização do discurso. As análises realizadas neste artigo flagram a emergência de tais procedimentos de natureza argumentativa nos dois textos escrutinados. Os resultados das análises evidenciam o caráter eminentemente retórico e argumentativo das notícias acerca das instituições federais de ensino, que têm sua representação orientada pelo projeto político neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Candido Abreu, IFMA-Codó / PUC-Rio

Doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio

Professor EBTT do IFMA-Codó

Marcos Vinicius Pontes Silva, IFMA-Codó

Aluno do Curso Tecôlogo em Informática do IFMA-Codó

Referências

AZEVEDO, F. A. Mídia e democracia no Brasil. Relações entre o sistema de mídia e o sistema político. Opinião pública, Campinas, vol. 12, nº 1, 2006, p. 88-113.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.

FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. London: E. Arnold, 1995a.

_________________. Critical discourse analysis: the critical study of language. Edinburg: Pearson, 1995b.

HARVEY, D. O neoliberalismo, história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

MACHADO, I. L. A Semiolinguística de Patrick Charaudeau: uma interessante opção de Análise discursiva. Análise do Discurso, v. 3, 2002.

PÊCHEUX, M. O mecanismo do (des)conhecimento ideológico. In: ŽIŽEK, S. (Org.) Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

TUZZO, S. A. Deslumbramento Coletivo: Opinião Pública, Mídia e Universidade. São Paulo: Annablume, 2005.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

Abreu, D. C., & Silva, M. V. P. (2022). PRECARIZAÇÃO E PRIVILÉGIO UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA REPRESENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO NA MÍDIA NACIONAL. Revista Inventário, 1(29), 16–35. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45606

Edição

Seção

Artigos