LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Linguística Textual, Ensino, Produção textualResumo
Considerando o trabalho assíduo com texto em sala de aula, tendo em vista que é unicamente através dele que nos comunicamos socialmente, nas mais diversas esferas sociocomunicativas, esta pesquisa tem como objetivo discutir, ainda que teoricamente, sobre o ensino de texto, de modo a esclarecer os pressupostos teóricos que devem direcionar a prática docente. O trabalho volta-se para a dimensão da produção textual, especificadamente de natureza verbal e escrita. Para embasar este estudo, recorreu-se às contribuições da Linguística Textual, apresentadas por Antunes (2003), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch (2004), Koch e Elias (2016), Marcushi (2008), especificadamente, com metodologia pautada numa abordagem qualitativa e descritiva. Assim, com as discussões realizadas, constata-se a necessidade de enxergar o texto como um processo – nunca está pronto –, sendo locutor e interlocutor responsáveis pela realização. Além disso, é preciso conceber o texto enquanto resultado de nossas práticas sociais, o implica considerá-lo como uma atividade de natureza interacional, bem como intencional, uma vez que se volta para o outro, revelando posicionamentos e intenções comunicativas.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BENTES, A. C. Linguística Textual. In: BENTES, A. C. & MUSSALIN, F. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 245-287.
CAVALCANTE, M. M; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.
FÁVERO, L. L & KOCH, I.G.V. Linguística textual: introdução. 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.
KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______ ; ELIAS, V. M. O texto na linguística textual. In: BATISTA, R. O. O texto e seus conceitos. 1. ed. –São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 31-44.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARQUESI, S. C.; V. M. ELIAS; CABARAL, A. L. T. Plano de texto, sequências textuais e orientação argumentativa. In: MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L; ELIAS, V. M. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017, p. 13-32.
SANTOS, L. W; RICHE, R. S; TEIXEIRA, C. S. Produção de textos orais e escritos. In: Análise e produção de textos. 1. ed., 2º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015, p. 97-133.
SANTOS, L. W. dos.; TEIXEIRA, C. de S. Linguística Textual e Ensino: panorama e perspectiva. In: CAPISTRANO JUNIOR, R.; LINS, M. da P. P. (Org.). Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017, p. 425-446.
SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 31-54.