LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Linguística Textual, Ensino, Produção textual

Resumo

Considerando o trabalho assíduo com texto em sala de aula, tendo em vista que é unicamente através dele que nos comunicamos socialmente, nas mais diversas esferas sociocomunicativas, esta pesquisa tem como objetivo discutir, ainda que teoricamente, sobre o ensino de texto, de modo a esclarecer os pressupostos teóricos que devem direcionar a prática docente. O trabalho volta-se para a dimensão da produção textual, especificadamente de natureza verbal e escrita. Para embasar este estudo, recorreu-se às contribuições da Linguística Textual, apresentadas por Antunes (2003), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch (2004), Koch e Elias (2016), Marcushi (2008), especificadamente, com metodologia pautada numa abordagem qualitativa e descritiva. Assim, com as discussões realizadas, constata-se a necessidade de enxergar o texto como um processo – nunca está pronto –, sendo locutor e interlocutor responsáveis pela realização. Além disso, é preciso conceber o texto enquanto resultado de nossas práticas sociais, o implica considerá-lo como uma atividade de natureza interacional, bem como intencional, uma vez que se volta para o outro, revelando posicionamentos e intenções comunicativas.

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Biografia do Autor

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - pela mesma instituição. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), participou do Projeto Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa (PECLEP), na condição de monitora dos cursos de: Produção Textual I e Língua Brasileira de Sinais e atuou, ainda, como voluntária PIBIC/CNPq, do Grupo de pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) – UERN.

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Souza, A. M. N. de. (2021). LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA. Revista Inventário, (27), 175–186. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38174

Edição

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Artigos