CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS/LP UFBA PARA A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Identidade docente, Sequência didática, licenciatura

Resumo

Este ensaio almeja tecer algumas reflexões acerca das experiências no âmbito da docência que atravessaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) dentro do subprojeto Letras/Língua Portuguesa ao longo desses doze meses de atuação. Para tanto, fizemos uma breve apresentação do surgimento do Programa e a sua proposta para os cursos de licenciatura no país, no qual o subprojeto em que atuamos se encontra regido. Tais reflexões se encontram atravessadas por aparatos teórico-metodológicos que versam sobre questões relacionadas às diversas manifestações da linguagem no contexto do ensino da Língua Portuguesa, assim como as práticas de observações e atuações em sala a partir de uma proposta didática desenvolvida de acordo com as demandas da turma observada ao longo do ano letivo sob orientação da coordenação e da supervisão. A partir desses suportes, as reflexões são construídas, assim como as inquietações que advém no decorrer da formação do licenciando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. Campinas, SP: 2009.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: 1997.

MATTOS, L. N. S. MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA BOLSISTAS ID E SUPERVISÃO PIBID LETRAS LP 2018. Disponível em: encurtador.com.br/zXY29

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Santos, E. L., & Caetano, L. D. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS/LP UFBA PARA A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE. Inventário, (27), 203–217. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34612

Edição

Seção

Ensaios