PADRÕES DE FLEXÃO VERBAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO INFANTIL: MORFOLOGIA OU FONOLOGIA?

Autores

Palavras-chave:

morfologia verbal, fonologia, aquisição

Resumo

O processo de troca de conjugação é frequente na gramática de crianças adquirindo o Português Brasileiro (PB) e tem sido abordado por pesquisadores sob diversas perspectivas teóricas. Para alguns autores, as trocas entre conjugações (TC) decorrem da sobregeneralização de regras e padrões morfológicos produtivos na aquisição. Contudo, ao analisarmos 121 formas verbais de crianças de 2-5 anos, constatei um padrão flexional diferente do esperado: de 77 trocas de conjugação, 51 (66,2%) consistem em aplicações da desinência –i, de 1ªpessoa do pretérito perfeito de 2ªe 3ªconjugação, no lugar da estrutura –ei, da 1ª. Dado o fato de que a 1ª conjugação é tida como a mais produtiva, o esperado seria que as trocas se dessem no sentido inverso. Neste estudo, exploro a possibilidade de o padrão observado não consistir, de fato, em uma troca entre desinências, mas sim em uma tentativa malsucedida de produção da desinência –ei causada por uma dificuldade de realização fonética desta estrutura, aqui analisada como uma sílaba VG. Para testar esta hipótese, discuto a literatura sobre a aquisição dos ditongos decrescentes no PB, buscando oferecer uma análise mais global acerca do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Moreira, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em linguística formal pela Universidade Federal do Paraná (2017) e mestranda na mesma instituição. Dedica-se ao estudo de aquisição da linguagem e de questões relativas à fonologia e morfossintaxe de processos reduplicativos nas línguas. 

Referências

GONÇALVES,G.F. Aquisição dos ditongos orais decrescentes: uma análise à luz da teoria da otimidade. Dissertação de mestrado. UCPel, Pelotas, RGS, 2000

BOWERMAN,M.Starting to talk worse: clues to language acquisition from children’s late speech errors.In:STRAUSS, S.U-shaped behavioral growth. Londres: Academic Press, 1982, p.101-146.

CAMARA Jr. J.M. Estrutura da língua portuguesa. 7ªed. Petrópolis:Vozes, 1970

CUNHA,C.;CINTRA, L.Nova gramática do português contemporâneo.Rio de Janeiro: Nova fronteira, 7ªedição,2016

FIGUEIREDO SILVA, M.C.Aquisição da linguagem. EaD,UFSC,Florianópolis, 2010

GROLLA,E;FIGUEIREDO SILVA,M.C. Para conhecer aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2014

LORANDI, A. Formas Morfológicas Variantes na Gramática Infantil: Um Estudo à Luz da Teoria da Otimidade. Dissertação de Mestrado. PUCRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2007

MARATSOS, M.How to get from words to sentences. In D. Aaronson & R. Rieber (Eds.), Perspectives in psycholinguistics.Hillsdale,New Jersey:Erlbaum,1979

MARTINS, L.S.O.O traço de pessoa na aquisição normal e deficitária do português brasileiro.Tese de Doutorado. PUC-Rio, Rio de Janeiro,2007

ROSA, M.C. Introdução à (bio)linguística: linguagem e mente. –1 ed.,1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto,2013

SOUZA,A.L.E.;MARTINS,C.C.A aquisição da morfologia de verbos regulares no português brasileiro: uma abordagem da linguística cognitiva.Psicol.Reflex. Crit. vol.23 no.1 Porto Alegre Jan/Apr.2010

The International Phonetic Alphabet. Disponível em: http://westonruter.github.io/ipa-chart/keyboard/

WUERGES, E.T.Processos Morfológicos na fala infantil: a percepção da gramática da língua pela criança.Dissertação de Mestrado.USP,São Paulo,2014

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Moreira, C. (2019). PADRÕES DE FLEXÃO VERBAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO INFANTIL: MORFOLOGIA OU FONOLOGIA?. Revista Inventário, (23.2), 23–44. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29401

Edição

Seção

Artigos