O CÓDIGO LINGUÍSTICO DE ADOLESCENTES EM REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Rodrigo Mazer Etto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Sociolinguística, Variação linguística, adolescentes privados de liberdade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar os sentidos de algumas expressões linguísticas utilizadas por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade em um Centro Socioeducativo, e constatar a possível dicionarização desses itens lexicais no dicionário Houaiss (HOUAISS, 2011). A metodologia de geração e coleta de dados foi realizada sob uma perspectiva qualitativa através da aplicação de entrevistas narrativas previamente elaboradas pelo autor, as quais seguiram orientações de Labov (2008) e Tarallo (2003). As análises das entrevistas possibilitaram levantar um corpus de 260 itens lexicais utilizados pelos entrevistados, dos quais constatou-se que 40 se encontram no referido dicionário com o mesmo sentido atribuído pelos entrevistados – o que pode indicar que estes itens já migraram da condição de linguagem restrita a um grupo social específico para a linguagem comum, de conhecimento e uso por pessoas externas ao grupo -; 64 itens se encontram dicionarizados, embora com um sentido diferente do atribuído pelos informantes – o que aponta o caráter polissêmico dessa linguagem – e 156 termos não se encontram dicionarizadas em Houaiss (2011) – o que permite inferir a presença de neologismos nesse vocabulário adolescente, em que palavras novas são criadas para designar coisas, pessoas, objetos, sensações, alimentos e drogas. Os termos e expressões não dicionarizadas e os dicionarizados com outros sentidos representaram 84,5% do total de itens obtidos, o que denota o caráter predominantemente fechado dessa variedade linguística e sua importância para a comunicação do grupo social estudado. Os dados obtidos podem contribuir na comunicação entre os profissionais que lidam com esse grupo social, e auxiliar na criação de novas ferramentas metodológicas e pedagógicas que colaborem no processo de socioeducação.

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Biografia do Autor

Rodrigo Mazer Etto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Letras- Língua Portuguesa e Inglesa pela Unifai - Universidade Adamantinense Integrada

Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdades SECAL

Mestre em Estudos da Linguagem Pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª. Drª. do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Etto, R. M., & Carlos, V. G. (2019). O CÓDIGO LINGUÍSTICO DE ADOLESCENTES EM REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Inventário, (23.2), 69–90. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29334

Edição

Seção

Artigos