INTÉRPRETES DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: OUTROS OLHOS, OUTRAS FACES

Autores

  • Liliane Vasconcelos de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Nancy Rita Vieira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Literatura, Cidade, Imaginário urbano.

Resumo

Este artigo investiga os discursos em que ­ figuram as imagens urbanas da cidade de Salvador construídas e disseminadas na literatura contemporânea. A urbe atual sofre uma vertiginosa transformação, que expõe as diferenças econômicas, sociais e culturais de forma acentuada. Para interpretar esse processo, a literatura serve como um dispositivo que constrói e institui o imaginário, determina o comportamento e estabelece um lugar de fala, a partir de articulações ideológicas especí­ficas que reiteram ou desconstroem formas hegemônicas de representação. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca, em diálogo com o pensamento de Michel Foucault, discutir as faces da urbe soteropolitana representado nas narrativas O canto da sereia, de Nelson Motta (2002), A rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes (2010) e Salvador negro rancor, de Fabio Mandingo (2011), bem como a relação dos grupos marginalizados no espaço urbano da capital baiana.

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Biografia do Autor

Liliane Vasconcelos de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Literatura e Cultura pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia- UFBA.  

Nancy Rita Vieira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

de Jesus, L. V., & Vieira, N. R. (2016). INTÉRPRETES DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: OUTROS OLHOS, OUTRAS FACES. Revista Inventário, (18). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/16242

Edição

Seção

Artigos