TEATRO DO OPRIMIDO: uma revolução crítica para a cidadania social

Autores

  • Lindomar da Silva Araujo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado em Ensino das Artes Cênicas, que articula as concepções metodológicas do Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, com as propostas epistemológicas de Boaventura de Souza Santos, que propõe romper com o paradigma da Modernidade, por se apresentar em crise diante da supremacia do princípio de mercado sobre os princípios de Estado e comunidade, gerando novas e diferentes lógicas de pensar e agir na sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Oprimido. Cidadania social. Projeto de vida. Teatro-Educação.

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Biografia do Autor

Lindomar da Silva Araujo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino das Artes Cênicas pela UNIRIO, sob a orientação do Prof. Dr. Adilson Florentino da Silva (UNIRIO). Professor de Artes Cênicas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (SMERJ).

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Publicado

2020-02-06