DO TEATRO ENGAJADO AO TEATRO DO OPRIMIDO: avanços na metodologia boaleana

Autores

  • Flávio da Conceição Universidade Federal do Acre

Resumo

Esse artigo traz à luz o debate a partir das características do teatro engajado em confrontação aos procedimentos adotados pela metodologia do Teatro do Oprimido. Augusto Boal foi diretor do grupo paulista militante Teatro de Arena na década de 60, onde pôs em prática técnicas de agit-prop e teatro engajado. No decorrer de sua trajetória artística, Boal constrói uma metodologia que propõe o diálogo e a produção artística a partir do ponto de vista dos oprimidos. Esse texto oferece uma análise do avanço da prática de Boal do teatro engajado até chegar ao que viria a ser denominado Teatro do Oprimido. PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Oprimido. Teatro Político. Teatro Engajado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio da Conceição, Universidade Federal do Acre

Curinga de Teatro do Oprimido e professor do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2020-02-06