ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA O CIRCO DE LONA ITINERANTE
Abstract
O presente artigo se desenvolveu por meio do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural no ano de 2019, intitulado Circo Acessível: propostas de acessibilidade cultural para o Circo de Lona Itinerante no Brasil. Neste estudo, haverá a reflexão sobre os desafios da acessibilidade no circo de lona itinerante e apresentação de propostas acessíveis que deverão ser implantadas no circo, objetivando torná-lo acessível às pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla, quando na condição de plateia. Elas deverão acompanhar o processo de consultoria junto com um(a) especialista em acessibilidade cultural, para desmistificar equívocos quanto à acessibilidade. Metodologicamente, este estudo adotou a pesquisa bibliográfica e documenta. Primeiro houve a coleta de dados, as leituras, as anotações e os fichamentos para a construção da fundamentação teórica e da coleta de dados, por meio de visitas aos circos de lona itinerantes, com observação do espaço e práticas pela pesquisadora. Em seguida, deu-se a construção de propostas acessíveis para as pessoas com deficiência, pautadas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), NBR 9050/2015, Desenho Universal e a Tecnologia Assistiva. Nota-se que a realização desta pesquisa possibilita novas discussões no campo da acessibilidade no circo, tirando da invisibilidade as pessoas com deficiência, além de contribuir para a reflexão da acessibilidade como um direito e não um favor ou algo parecido. PALAVRAS-CHAVE: Circo de lona Acessível. Acessibilidade Cultural. Práticas Acessíveis.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).