PRONTIDÃO CÊNICA: pressupostos para uma teorização sobre o movimento e a improvisação na arte teatral

Autori

  • Daniel Becker Denovaro Universidade Federal da Bahia

Abstract

O presente artigo investiga as relações entre as artes cênicas e a qualidade da presença do ator/intérprete, ancorado nos pressupostos de Jerzy Grotowski (1987) do ator como a essência do teatro, e no conceito de pré-expressividade proposto por Eugênio Barba (1994). Opto pela utilização do termo prontidão cênica, que se propõe ser a capacidade de antecipar uma ação/movimento, entendida como um alargamento prévio da consciência do ator. Utilizo o livro Seis propostas para o próximo milênio, de Ítalo Calvino, como metáfora para a descrição da prontidão cênica, em um paralelo com a Educação Somática, especialmente o Método Pilates, e o Teatro de Improvisação, a partir dos postulados de Keith Johnstone e Volker Quandt. PALAVRAS-CHAVE: Preparação do ator. Educação Somática. Improvisação.

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Biografia autore

Daniel Becker Denovaro, Universidade Federal da Bahia

Ator (1994), psicólogo (UFBA,1991), instrutor de Pilates (Poles-tar/Physio Pilates, 2004), doutor em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA, 2011), bolsista Capes de Pós-doutorado (2015, 2016), diretor do Grupo Caratapa de Teatro de Improvisação (2013).

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Pubblicato

2020-02-06