A LUZ ALÉM DAS ONDAS: a interferência da iluminação cênica na cinética da cena

Auteurs

  • Otávio José Correia Neto Universidade Federal da Bahia

Résumé

Este texto busca, a partir de análises e reflexões, repensar a utilização da iluminação cênica em um espetáculo, supondo-a como elemento orquestrador da cinética da cena, estimulando ou inibindo o desenvolvimento narrativo do espetáculo a partir das variações dos tempos, ritmos e humores, aspectos do espetáculo definidos a partir do pensamento de Francis Hodge. Pensando a ação cênica como uma transformação físico-química, este artigo relacionará os princípios das transformações físicas, decorrentes do fator térmico, e químicas, decorrentes da radiação eletromagnética, pensando a luz como catalisadora ou inibidora dessa transformação a partir do pensamento de temperatura de cor e energia eletromagnética associada ao comprimento de onda. Partindo da análise de luz na obra Tio Vânia, de Anton Tchekhov, e da luz proposta por Antonin Artaud para A sonata dos Espectros, de August Strindberg, pode-se observar de que maneira esses princípios atuam em uma encenação que respeita a mimese do real e em uma encenação que não busca a reprodução da realidade. PALAVRAS-CHAVE: Luz. Iluminação cênica. Cinética. Temperatura de cor. Cena.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Otávio José Correia Neto, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Artes Cênicas - com habilitação em Direção Teatral, formado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia; mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) com a pesquisa em iluminação cênica a partir das imagens poéticas presentes na obra de Tennessee Williams.

Téléchargements

Publiée

2020-02-06