GESTOS CIRCENSES: o sistema háptico e as práticas de circo

Auteurs

  • Julia Coelho Franca de Mamari Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

O presente trabalho propõe um cruzamento entre as abordagens trazidas por Marcelo Muniz, em seu artigo Sistema háptico, autorregulação e movimento, e algumas reflexões sobre as relações entre corpo, espaço e objeto, nas práticas e nas gestualidades circenses. Qual a relação entre repetição de um movimento de alto risco de execução e diálogo tônico? Como se manifestam os gestos circenses? Como o circo trabalha o sistema háptico, a orientação espacial, a gravidade e a relação do corpo com a repetição em suas práticas, de treino e de cena? Ainda que as respostas à tais perguntas sejam invariavelmente amplas e subjetivas, considerou-se importante tratar de algumas possíveis análises que partissem de uma perspectiva fenomenológica do movimento. Sobretudo, os estudos do gesto se mostraram de grande serventia para se pensar o treino, a cena e os distintos fazeres do corpo circense, assim como suas constantes adaptações necessárias às suas práticas. PALAVRAS-CHAVE: Corpo. Gesto. Espaço. Circo. Objeto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Julia Coelho Franca de Mamari, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Contemporânea PPGARTES/UERJ, mestre em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA/UFF, pós-graduada em Sistema Laban/Bartenieff pelo LIMS – NYC. Fez parte do corpo docente da Graduação em Dança, DAC–EEFD/UFRJ, e é professora da Pós-graduação em Sistema Laban/Bartenieff, da Faculdade Angel Vianna.    

Téléchargements

Publiée

2020-09-03

Numéro

Rubrique

CADERNO