DO FATO À CENA: um estudo acerca de 72Migrantes/Altar

Auteurs

  • Luiz Gustavo Bieberbach Engroff

Résumé

O objetivo principal deste trabalho é aproximar o espetáculo 72Migrantes/Altar (2011), da Cia. Zynaia – Escuela Nacional de Arte Teatral (Cidade do México), às pesquisas teóricas de Bertolt Brecht (1982) e suas aplicações práticas. Parto da premissa de que o espetáculo citado possui sua estética fundamentada em uma poética que pode ser comparada à brechtiana, e se fundamenta em depoimentos para a constituição de sua dramaturgia. O espetáculo em questão tem o desenvolvimento de sua narrativa calcado num acontecimento verídico, ocorrido na cidade de San Fernando, Estado de Tamaulipas, México, em que setenta e três migrantes tentaram atravessar a fronteira para chegar até as terras estadunidenses. Mas estes migrantes não conseguem chegar ao seu paradeiro final, pois, no meio da travessia, a comitiva é assassinada. Para a construção de sua dramaturgia, são utilizados sete, dos setenta e dois textos biográficos relativos aos migrantes mortos, alguns reais e outros imaginados, disponíveis para consulta, no site intitulado Los 72 que murieron. Para delinear o embasamento sobre o contexto onde está inserido, revisitarei brevemente a história do México, calcada principalmente na expansão da violência e do narcotráfico no país. Como complemento para o desenvolvimento deste estudo, tais reflexões serão articuladas a críticos culturais, como Walter Benjamin (1994) e Nelly Richard (2002). PALAVRAS-CHAVE: Bertolt Brecht. Retórica testemunhal. Teatro contemporâneo. Teatro épico. Walter Benjamin.

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Biographie de l'auteur

Luiz Gustavo Bieberbach Engroff

Artista-pesquisador. Doutorando, Mestre em Literatura (2015) e Bacharel em Artes Cênicas (2013) pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (2001) pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau.

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Publiée

2020-02-06