DO FATO À CENA: um estudo acerca de 72Migrantes/Altar
Résumé
O objetivo principal deste trabalho é aproximar o espetáculo 72Migrantes/Altar (2011), da Cia. Zynaia – Escuela Nacional de Arte Teatral (Cidade do México), às pesquisas teóricas de Bertolt Brecht (1982) e suas aplicações práticas. Parto da premissa de que o espetáculo citado possui sua estética fundamentada em uma poética que pode ser comparada à brechtiana, e se fundamenta em depoimentos para a constituição de sua dramaturgia. O espetáculo em questão tem o desenvolvimento de sua narrativa calcado num acontecimento verídico, ocorrido na cidade de San Fernando, Estado de Tamaulipas, México, em que setenta e três migrantes tentaram atravessar a fronteira para chegar até as terras estadunidenses. Mas estes migrantes não conseguem chegar ao seu paradeiro final, pois, no meio da travessia, a comitiva é assassinada. Para a construção de sua dramaturgia, são utilizados sete, dos setenta e dois textos biográficos relativos aos migrantes mortos, alguns reais e outros imaginados, disponíveis para consulta, no site intitulado Los 72 que murieron. Para delinear o embasamento sobre o contexto onde está inserido, revisitarei brevemente a história do México, calcada principalmente na expansão da violência e do narcotráfico no país. Como complemento para o desenvolvimento deste estudo, tais reflexões serão articuladas a críticos culturais, como Walter Benjamin (1994) e Nelly Richard (2002). PALAVRAS-CHAVE: Bertolt Brecht. Retórica testemunhal. Teatro contemporâneo. Teatro épico. Walter Benjamin.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).