A ÓPERA ACROBÁTICA: Strach – Canção do Medo

Auteurs-es

  • Diocélio Barbosa Universidade Federal da Bahia

Résumé

Neste estudo traço caminhos reflexivos que levantam questões, contextos e pensamentos em torno da escrita cênica circense, definida como sendo o elemento estruturante de uma encenação que se utiliza da articulação entre os elementos cênicos. Para tanto, estabeleço um diálogo com alguns aspectos da encenação Strach – Canção do Medo, passando pela relação entre a linguagem artística do circo e da ópera para chegar especificamente na arte acrobática. A escolha desta obra se deu em decorrência das provocações trazidas em sua escrita cênica, evidenciadas pelos entrecruzamentos sobrepostos de emoções, deslocando-me, em cada cena, para diversas experiências sensoriais. PALAVRAS-CHAVE: Circo. Acrobacia. Escrita Cênica Circense. Strach.

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Biographie de l'auteur-e

Diocélio Barbosa, Universidade Federal da Bahia

PesquisAtor, palhaço, circense, encenador e produtor cultural. Graduado em Artes Cênicas/UFPB. Especialista em Gestão e Produção Cultural/UFCG. Mestre em Artes Cênicas/UFRN. Doutorando em Artes Cênicas/UFBA. Artistas e produtor da Trupe Arlequin de Circo Teatro e idealizador do Festival Balaio Circense.

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Publié-e

2020-09-03