EXPLORANDO O SISTEMA ESQUELÉTICO: uma proposta metodológica

Auteurs-es

  • Siane Paula de Araújo Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Résumé

Apresento neste trabalho uma proposta metodológica baseada na relação entre princípios de técnicas somáticas e estudos de anatomia humana e os processos criativos em dança. Esta proposta está centrada em minhas experiências docentes e de pesquisa em que a compreensão do processo de embodiment se torna fundamental para o seu desenvolvimento. A proposta é desenvolvida em três fases distintas: em uma primeira instância, do sujeito com o seu corpo (atenção voltada para o seu interior) para, em seguida, começar a condução da percepção do sujeito com os outros (sujeitos) e com o seu meio como um todo (com o seu exterior). O processo criativo está presente em cada momento, guiando o movimento e entendendo a ação – do corpo – também como percepção, nesse sentido, e a “corporalização” dos conceitos sobre o sistema esquelético como um ponto de partida, quando são acrescentados outros elementos, tais como a relação com uma música, uma poesia, uma pintura, dentre inúmeras outras possibilidades, formando um tripé entre o movimento, a poética e a criação. Tão logo, o trabalho segue um caminho respeitando o desenrolar de uma dança própria do sujeito dançante, a cada vez mais autônomo sobre seu corpo, e estabelecida pela conexão “corpoambiente” em trocas contínuas entre os meios interno e externo, transformando o corpo em sentidos múltiplos de movimento. PALAVRAS-CHAVE: Dança. Sistema Esquelético. Embodiment. Processos Criativos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Siane Paula de Araújo, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Programa de Pós-Graduação em Artes; Escola de Belas Artes, Uni- versidade Federal de Minas Gerais. Agradeço à CAPES pela conces- são da bolsa de pesquisa, tornando possível a realização plena deste trabalho.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-06