ARTE, GÊNERO E DIVERSIDADE

Autores/as

  • Antônia Pereira Bezerra Universidade Federal da Bahia

Resumen

A Edição número 41 do Cadernos do GIPE-CIT traz importantes e oportunos temas e questões amplamente debatidos por ocasião do I Encontro sobre Arte, Gênero e Diversidade, que teve lugar no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2018. O evento envolveu docentes e discentes do PPGAC/UFBA, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/ UFBA), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e da Universidade Nacional Autônoma da Cidade do México (UNACM). O evento contou, ainda, com a participação, em mesas redondas e rodas de conversas, de representantes do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas/ Salvador (GRUMAP), representantes do Terreiro da Casa Branca/ Salvador, além de reconhecidas atrizes da cena soteropolitana. Essa primeira versão do Arte Gênero e Diversidade teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROEX). Diverso não só no conteúdo, mas também em seu formato de organização, o  Encontro  acolheu conferências sobre (trans)feminicídios, riso, cena e feminilidade, negritude, oficinas de corpo, música e gênero, performances cênicas e musicais, reunindo pesquisadores, artistas e ativistas de questões tão oportunas e emergentes acerca da identidade de gênero. Dessa forma, a edição reúne abordagens sobre gênero e identidade de gênero, problematizadas na perspectiva dos debates feministas contemporâneos, impulsionadas por importantes diálogos com universos distintos; favorecendo profícuos intercâm-bios com teórica(o)s e/ou profissionais da música, do teatro e da performance. Comitê Editorial/Organizadoras: Antônia Pereira Bezerra, Mariana Berlanga Gayón e Ana Flávia Hamad.

AUTORES

Antonia Pereira, Bárbara Pontes, Felipe Henrique Monteiro Oliveira, Joyce Sangolete Chaimsohn, Júnia Cristina Pereira, Laila Rosa, Mariana Berlanga Gayón, Onisajé, Simon Cavalcanti, Simone Requião, Vanessa Ribeiro, Yasmin Nogueira

COMISSÃO CIENTÍFICA – Edição 41

Antônia Pereira Bezerra, Mariana Berlanga Gayón, Ana Flávia Hamad e Laila Rosa

COORDENAÇÃO EDITORIAL Daniel Becker Denovaro

REVISÃO Andrea Rabelo

PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO Nando Cordeiro

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônia Pereira Bezerra, Universidade Federal da Bahia

Atriz e dramaturga, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1992); Mestre (DEA) em Litterature Française pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1994); Doutora em Lettres Modernes pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1999) e Pós- Doutora em Dramaturgia pela Université du Québec à Montréal - UQAM (2006). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) por duas gestões consecutivas - biênios 2007/2009 e 2009/2011; Coordenou a Área de Artes/Música na CAPES de abril de 2011 a abril de 2018. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, integra os Grupos de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT.

Publicado

2018-06-08