PITITINGA: PEIXE PEQUENO – uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo, sua dramaturgia e práticas artístico-pedagógicas
Abstract
Este ensaio apresenta um relato analítico do processo de criação do espetáculo Pititinga: peixe pequeno, do Coletivo Poéticas da Meia Noite (DF/BA). Trata-se de um processo de educação não formal desenvolvido entre os meses de março de 2021 e novembro de 2022. Durante o projeto, idealizado por pesquisador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA e estudantes e egressos da Universidade de Brasília (UnB), foram realizados seminários internos e oficinas, no decorrer de 20 meses. As atividades foram voltadas para artistas da cena, que cursaram e/ou que estão cursando licenciatura em Teatro; bacharelado em Direção Teatral e bacharelado em Interpretação Teatral. O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre o projeto artístico-pedagógico desenvolvido, sobre a criação dramatúrgica (autoral) do espetáculo, registrando ainda que o projeto envolveu a ocupação criativa de espaços não convencionais, tais como praças, rodoviárias e praias, nas cidades de Salvador (BA) e Brasília (DF) e, posteriormente, se desenvolveu em ambientes digitais, por meio de plataformas, aplicativos e redes sociais, como Zoom, Google Meet, Whatsapp e Instagram. A dramaturgia do espetáculo teatral construída a partir de processos colaborativos utilizou relatos autobiográficos dos participantes, associando diversas linguagens e utilizado espaços físicos e ambientes digitais. PALAVRAS-CHAVE: Criação Dramatúrgica. Pedagogias do Teatro. Teatro remoto. Memória. Processos colaborativos.
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