RISCO: processos criativos de espetáculo circense para a rua

Authors

  • Letícia Mello Neves Universidade Federal da Bahia
  • Joice Aglae Brondani Universidade Federal da Bahia

Abstract

Este artigo visa relatar, de forma descritiva e reflexiva, o processo de criação do espetáculo de rua Risco, que foi realizado com base em  pesquisas, atividades formativas, experimentos cênicos e experiências pessoais da atuante. Trata-se de um espetáculo circense que utiliza acrobacias, pirofagia, além de imagens e alegorias construídas a partir da linguagem da palhaçaria. Busca tensionar a ideia de sonho com a de realidade, contendo referências do estilo estético steampunk, refletindo sobre a importância do olhar sonhador. Com base em metodologias desenvolvidas pelas artistas/pesquisadoras Joice Aglae Brondani e Renata Cardoso, foi feita a descrição dos processos de encontro com a máscara da palhaça; a preparação corporal; a criação da visualidade do espetáculo-solo, encenado por Letícia Mello, bem como a criação da sua dramaturgia. PALAVRAS-CHAVE: Palhaçaria. Pirofagia. Steampunk. Máscara. Teatro de rua.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Mello Neves, Universidade Federal da Bahia

 Palhaça na rua, atriz e performer, Letícia Mello Neves estuda Interpretação Teatral na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Entre 2009 e 2018, integrou os grupos de teatro Novomundo, Tribus e Núcleo 6 de Teatro, na Baixada Santista - SP. Desenvolve projetos de pesquisas na área de máscaras, circo e visualidade; participa ainda de pesquisas sobre estudos da presença, práticas artísticas populares e consciência corporal – através da capoeira e do circo. 

Joice Aglae Brondani, Universidade Federal da Bahia

 Atriz e diretora de teatro, Joice Aglae Brondani é Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da Escola de Teatro da UFBA; e é, atualmente, a coordenadora do PPGAC/UFBA. Fundou os grupos de pesquisa e criação teatral Cia Buffa de Teatro (Brasil) e Bottega Buffa CircoVacanti (Itália). 

Published

2024-04-24