SER E NÃO SER: Shakespeare em Succession
Abstract
Este artigo explora novas maneiras de representar a ficção dramática, com foco nas narrativas de longo prazo de ficções seriadas televisivas. A proposta é mostrar que as transformações trazidas por novas mídias, especialmente pela internet, não aniquilam as anteriores nem são incompatíveis com a qualidade do texto dramático. À luz de estudos sobre dramaturgia e noções de convergência midiática, no sentido indicado por Henri Jenkins, este trabalho será ilustrado pela série televisiva Succession, relacionada em diversas críticas e estudos acadêmicos às tragédias de Shakespeare. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. Ficção seriada televisiva. Shakespeare. Succession.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-09-05
Issue
Section
CADERNO
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).