DRAMATURGIAS... DO CORPO DANÇANTE
Abstract
Do entendimento do corpo como experiência e da prática como pesquisa, abordo possíveis “dramaturgias” de alguns dos trabalhos artísticos de dança em que participei recentemente. Percebo que as propostas artísticas que tenho experienciado se aproximam das propostas Dramaturgia da corporeidade e Descentrando a dramaturgia da dança. Explicito como compreendo e vivencio essas aproximações, ilustrando a discussão com exemplos de alguns trabalhos artísticos autorais recentes. Introduzo as Es- tratégias e jogos manipulativos do corpo na criação artística em dança, que tenho adotado, ampliado e aprofundado na minha práxis. Acredito que reflexões sobre experiências vividas em processos criativos estão sempre em progresso, como toda obra em arte. Seria essa, ainda, outra proposta (mais uma?), Dramaturgias ... do corpo dançante? O que nos revela essa busca pela denominação, nominação, da dramaturgia na dança? Como esse entendimento pode ser abordado, considerando nosso conhecimento tácito? Assim como o pensamento, acredito que Dramaturgias... do corpo dançante sempre se deslocam quando nós colocamos em um estado flexível como aquele quando estamos improvisando. Que nossa imaginação continue incluindo reticências, nas dramaturgias dos nossos corpos, nos nossos trabalhos ... PALAVRAS-CHAVE: Processos criativos. Experiência vivida. Corpo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).