ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA O CIRCO DE LONA ITINERANTE

Autores

  • Andressa Cabral da Costa da Silva Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O presente artigo se desenvolveu por meio do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural no ano de 2019, intitulado Circo Acessível: propostas de acessibilidade cultural para o Circo de Lona Itinerante no Brasil. Neste estudo, haverá a reflexão sobre os desafios da acessibilidade no circo de lona itinerante e apresentação de propostas acessíveis que deverão ser implantadas no circo, objetivando torná-lo acessível às pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla, quando na condição de plateia. Elas deverão acompanhar o processo de consultoria junto com um(a) especialista em acessibilidade cultural, para desmistificar equívocos quanto à acessibilidade. Metodologicamente, este estudo adotou a pesquisa bibliográfica e documenta. Primeiro houve a coleta de dados, as leituras, as anotações e os fichamentos para a construção da fundamentação teórica e da coleta de dados, por meio de visitas aos circos de lona itinerantes, com observação do espaço e práticas pela pesquisadora. Em seguida, deu-se a construção de propostas acessíveis para as pessoas com deficiência, pautadas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), NBR 9050/2015, Desenho Universal e a Tecnologia Assistiva. Nota-se que a realização desta pesquisa possibilita novas discussões no campo da acessibilidade no circo, tirando da invisibilidade as pessoas com deficiência, além de contribuir para a reflexão da acessibilidade como um direito e não um favor ou algo parecido. PALAVRAS-CHAVE: Circo de lona Acessível. Acessibilidade Cultural. Práticas Acessíveis.

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Biografia do Autor

Andressa Cabral da Costa da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Teatro – UFMA (2014), Técnica em Produção Cultural – IEMA (2017) e Especialista em Acessibilidade Cultura – UFRJ (2019). Atua como professora de teatro do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede privada de ensino, pesquisadora da linguagem circense e desde 2014 é produtora cultural na Mará Cult Produções em São Luís – MA.  

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Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

CADERNO