BRINCANTE: Etnocenologia, Culturas Populares e processos formativos na Licenciatura em Teatro
Resumo
A Etnocenologia se apresenta como noção fundante e instituinte de uma perspectiva investigativa fenomenológica, que se autoriza a fazer o cruzamento de diversos etnométodos no sentido do estudo das práticas espetaculares organizadas por diferentes grupos e comunidades culturais. Importa registrar o papel da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e do seu Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na instituição das bases desta disciplina, bem como notar seus possíveis e potenciais recursos para os processos de ensino e de aprendizagem desde a graduação. Interessa a essa escrita, de viés ensaístico, refletir acerca da Etnocenologia como abordagem apropriada para a tessitura de alianças entre os processos formativos da Licenciatura em Teatro e os saberes e fazeres do brincante, ser performático que agencia processos criativos e produções artísticas emergentes de e com culturas populares. O estudo parte de algumas indagações, tais como: quais aspectos notáveis nos agenciamentos próprios das culturas populares poderiam afetar significativamente a superfície do percurso formativo de licenciandos em Teatro? Em que medida a aproximação com brincantes, via etnocenologia, pode fortalecer vínculos de pertencimento sociocultural e comunitário? Ademais, busca compartilhar apontamentos de investigação em curso, sendo o pesquisador um artista docente que experienciou o curso de Licenciatura em Teatro não só como estudante, mas, também, como professor, depois de múltiplas experiências com as culturas do brincar e com práticas espetaculares fundamentadas em culturas populares. Com isso, intenciona adensar as possibilidades de respostas às questões destacadas, suscitando questionamentos outros. PALAVRAS-CHAVE: Brincante. Culturas Populares. Etnocenologia. Pesquisa. Licenciatura em Teatro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-06-09
Edição
Seção
CADERNO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).