GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE PELÍCULAS DE CHUMBO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS EM SALVADOR, BAHIA.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.9942Resumo
O gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde representa um procedimento relacionado à responsabilidade sanitária e ambiental. Em Odontologia, muitos materiais, após o seu uso, por vezes, podem ser descartados e destinados no meio ambiente. Dentre eles, destaca-se o chumbo, presente, principalmente, nas películas radiográficas. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados da pesquisa realizada, sobre a caracterização e avaliação do gerenciamento dos resíduos de chumbo gerados pelos serviços odontológicos em Salvador, Bahia, Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: questionário no qual se observou uma fragilidade quanto ao gerenciamento desses resíduos perigosos, relatos de dentistas e visita técnica à principal unidade de tratamento desses resíduos coletados, citados pelos dentistas. Os principais achados dizem respeito ao fluxo de destinação desses resíduos e às diferenças de caracterização entre o ciclo praticado no gerenciamento do descarte das películas de chumbo, nos serviços odontológicos, e o que é preconizado na literatura e legislação quanto à gestão de resíduos perigosos. Os resultados sugerem, em termos gerais, que uma parte do descarte desse tipo de resíduo tem uma destinação inadequada no meio ambiente. Outra parte está sendo destinada na utilização do chumbo para confecção de bijuterias e chumbada de anzóis, e em manejo duvidoso por catadores de materiais recicláveis e recolhimento por empresa especializada para o processo de incineração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).