ANÁLISE DE ALTERNATIVAS PARA SISTEMA ADUTOR DE ÁGUA EM REGIÃO DA BACIA DO RIO ITAPICURU - BAHIA, POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA.

Autores

  • Lafayette Dantas da Luz Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Augusto da Silva Neves EMBASA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.9062

Resumo

O estudo descrito neste artigo considera o contexto de carência de abastecimento de água na bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, Bahia, e o subaproveitamento do potencial hídrico da mesma. A região estudada localiza-se sobre a bacia hidrogeológica de Tucano e é tangenciada pelo Rio Itapicuru. A análise de alternativas para adução de água entre unidades produtoras de água e núcleos de consumo foi realizada sistemicamente, a fim de definir as melhores condições para as aduções sob um ponto de vista técnico e econômico, empregando técnica de Programação Linear. Foram consideradas vazões de produção de poços com informações disponíveis, a demanda hídrica dos povoados, as distâncias entre os Pontos de Produção e as Unidades de Distribuição, as perdas de energia para condução das vazões e os custos dos sistemas de adução de água, por gravidade e por recalque, conforme as condições topográficas. O resultado do modelo de otimização apontou como melhor opção um conjunto de apenas seis adutoras, de um total de quarenta e oito, com base no objetivo de menor custo e atendendo integralmente as restrições técnicas. O emprego dessa metodologia no planejamento dos sistemas de infraestrutura hídrica tem sido pouco usual, mas mostra potencial para avançar além das análises benefício-custo tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lafayette Dantas da Luz, Universidade Federal da Bahia

PhD em Engenharia Ambiental, Cornell University, EUA. Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia.

Luiz Augusto da Silva Neves, EMBASA

Mestre em Engenharia Ambiental Urbana, MEAU/UFBA. EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento.

Downloads

Publicado

2014-08-18

Como Citar

da Luz, L. D., & Neves, L. A. da S. (2014). ANÁLISE DE ALTERNATIVAS PARA SISTEMA ADUTOR DE ÁGUA EM REGIÃO DA BACIA DO RIO ITAPICURU - BAHIA, POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(1), 69–86. https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.9062

Edição

Seção

Artigos Originais