ANÁLISE DE ALTERNATIVAS PARA SISTEMA ADUTOR DE ÁGUA EM REGIÃO DA BACIA DO RIO ITAPICURU - BAHIA, POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.9062Resumo
O estudo descrito neste artigo considera o contexto de carência de abastecimento de água na bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, Bahia, e o subaproveitamento do potencial hídrico da mesma. A região estudada localiza-se sobre a bacia hidrogeológica de Tucano e é tangenciada pelo Rio Itapicuru. A análise de alternativas para adução de água entre unidades produtoras de água e núcleos de consumo foi realizada sistemicamente, a fim de definir as melhores condições para as aduções sob um ponto de vista técnico e econômico, empregando técnica de Programação Linear. Foram consideradas vazões de produção de poços com informações disponíveis, a demanda hídrica dos povoados, as distâncias entre os Pontos de Produção e as Unidades de Distribuição, as perdas de energia para condução das vazões e os custos dos sistemas de adução de água, por gravidade e por recalque, conforme as condições topográficas. O resultado do modelo de otimização apontou como melhor opção um conjunto de apenas seis adutoras, de um total de quarenta e oito, com base no objetivo de menor custo e atendendo integralmente as restrições técnicas. O emprego dessa metodologia no planejamento dos sistemas de infraestrutura hídrica tem sido pouco usual, mas mostra potencial para avançar além das análises benefício-custo tradicionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-18
Como Citar
da Luz, L. D., & Neves, L. A. da S. (2014). ANÁLISE DE ALTERNATIVAS PARA SISTEMA ADUTOR DE ÁGUA EM REGIÃO DA BACIA DO RIO ITAPICURU - BAHIA, POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(1), 69–86. https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.9062
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).