APLICAÇÃO DO MÉTODO DELPHI PARA PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA PROTEÇÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Autores

  • José Reinolds Cardoso de Melo UFPB
  • Antonio Heliodório Lima Sampaio UFBA
  • Gilson Barbosa Athayde Júnior UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.8543

Resumo

Os mananciais dos sistemas de abastecimento de água, devido às suas condições intrínsecas de atração por conta da qualidade ambiental que oferecem à paisagem, ao clima, à recreação e, principalmente, por disponibilizar água que pode ser utilizada para diversos fins, são buscados para uso por meio da ocupação de suas bacias. Entretanto, as atividades decorrentes de seus usos diretos ou da ocupação dos terrenos de suas bacias podem alterar a qualidade e a quantidade das águas que são captadas para os sistemas de abastecimento, comprometendo a saúde, o conforto, a segurança e o desenvolvimento da população atendida. O objetivo deste artigo é propor critérios para proteção de mananciais de abastecimento de água. Para tanto, procedeu-se a um estudo do arcabouço legal e institucional frente à situação de proteção ambiental de mananciais superficiais. Fez-se uso, também, de um estudo de caso da bacia hidrografia do rio Marés, manancial que abastece parcialmente as cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, no estado da Paraíba, e da aplicação do método Delphi. Os resultados apontam para a precária situação de sustentabilidade ambiental dos mananciais superficiais. Aproveitando a oportunidade da elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico, exigido pela Lei no 11.445/2007 (BRASIL, 2007), propõe-se seis critérios como sugestão a constarem como diretrizes no Plano, de modo a contribuir para a garantia de uma política eficaz de proteção de mananciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Reinolds Cardoso de Melo, UFPB

Engenheiro Civil, Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.

Antonio Heliodório Lima Sampaio, UFBA

Arquiteto, Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor Titular da Graduação e da Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. Consultor (ad-hoc) da CAPES, CNPq, FAPESP.

Gilson Barbosa Athayde Júnior, UFPB

Engenheiro Civil - UFPB

Doutor em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento)

Downloads

Publicado

2014-08-18

Como Citar

de Melo, J. R. C., Sampaio, A. H. L., & Athayde Júnior, G. B. (2014). APLICAÇÃO DO MÉTODO DELPHI PARA PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA PROTEÇÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(1), 20–37. https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.8543

Edição

Seção

Artigos Originais