ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA ESPAÇO-TEMPORAL NA MICRORREGIÃO DE SOUSA, PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v9i1.38522

Resumo

O Nordeste Brasileiro é uma das regiões mais problemáticas no que se refere à disponibilidade de água, portanto, se tem necessidade de atentar a práticas e métodos para desenvolvimento dessa região, visto que as condições climáticas, a hidrologia e sua vegetação são de extrema importância para compreender como esse ambiente se forma. O objetivo principal deste trabalho é verificar e avaliar a variabilidade climática da microrregião de Sousa, através da análise espaço-temporal mensal e anual da sua precipitação, identificando-se, assim, os períodos secos e chuvosos da área estudada com o auxílio do Índice de Anomalia de Chuva (IAC). Os dados pluviométricos utilizados na pesquisa correspondem às séries mensais de precipitação no período de 1994 a 2017 fornecidos pela AESA, para a avaliação temporal, espacial e para o cálculo do Índice de Anomalia de Chuva (IAC). A microrregião de Sousa apresenta dois períodos distintos, um período de cinco meses chuvosos e outro com sete meses secos. A distribuição espacial da precipitação da microrregião possui áreas bem distintas, onde a maior concentração de precipitação se localiza na parte sudoeste, em contrapartida, a região noroeste e em um ponto na parte central apresentaram valores baixos de precipitação.

Palavras-chave: Períodos Secos, Períodos Chuvosos e Índice de Anomalia de Chuva.

 

STUDY OF SPACE-TIME PLUVIOMETRIC VARIABILITY IN THE SOUSA MICROREGION, PARAÍBA

Abstract

The Brazilian Northeast is one of the most problematic regions in terms of water availability. Therefore, it is necessary to consider the practices and methods for the development of this region, since climatic conditions, hydrology and vegetation are of extreme importance to understand how this environment is formed. The main objective of this work is to verify and evaluate the climatic variability of the Sousa microregion, through the monthly and annual space-time analysis of its precipitation, thus identifying the dry and rainy periods of the studied area with the aid of the Anomaly Index Rainfall (IAC). The rainfall data used in the research correspond to the monthly rainfall series from 1994 to 2017 provided by the EFSA for the temporal and spatial evaluation and for the calculation of the Rainfall Anomaly Index (IAC). The Sousa microregion has two distinct periods, one period of five rainy months and the other with seven dry months. This work has a relevance in the area of ecology, which through the results help to collaborate with the development of the microregion, which through its managers dominate the knowledge of the stations pointed to abundance and water scarcity for the anthropic activities.

Key-words: Dry Periods, Rainy Periods, and Rain Anomaly Index.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

 

Graduado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Especialização em Andamento em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Fui estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019 , onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Fui Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia e Empreendedorismo e Ética no ano de 2019. Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatológica de Municípios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrográficas. Experiencia na área da Educação Ambiental, e em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletrônicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Golden Software Surfe.

Gustavo Fernando Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba. Formação acadêmica em Engenharia, com atuação na área de Recursos Hídricos e SIG. Foi bolsista PIBIC (cota 2014/2015), na área de Sistemas e tratamento de águas residuárias. Também estagiou na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, com atuação na área de Recursos Hídricos, no monitoramento Hidrométrico (Banco de Dados do Sistema AESA e ANA) e na manipulação em ambiente SIG (Mapas temáticos e Tratamento de imagens de satélite), no ano de 2019. Atualmente é pós-graduando no Programa de Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba.

Tássio Jordan Rodrigues Dantas da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso na área de avaliação de bacias hidrográficas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Participou como voluntário no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/ UFCG). Foi monitor das disciplinas: topografia, e conservação do solo e água. Tem experiência nas áreas de topografia, geoprocessamento, conservação do solo e água, atuando principalmente nos seguintes temas: geociência, topografia, conservação do solo.

Linaldo Freire Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci 

José Ludemario da Silva Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso na área de avaliação de bacias hidrográficas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Participou como voluntário no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/ UFCG). Foi monitor das disciplinas: topografia, e conservação do solo e água. Tem experiência nas áreas de topografia, geoprocessamento, conservação do solo e água, atuando principalmente nos seguintes temas: geociência, topografia, conservação do solo, avaliação de impactos ambientais e recursos hídricos.

Lincoln Eloi de Araújo, Doutor em Recursos Naturais da Universidade Federal da Paraíba

Professor do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA), Curso de Ecologia e Pró-reitor Adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Possui graduação em Meteorologia (2004) e em geografia (2011), mestrado em Meteorologia (2006) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices climáticos; Climatologia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Degradação e Impactos Ambientais; Diagnósticos Ambientais em Bacias Hidrográficas, Clima Urbano e Pegada Hídrica.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

do Nascimento, M. B., Santos, G. F., Silva, T. J. R. D. da, Silva, L. F., Medeiros, J. L. da S., & Araújo, L. E. de. (2021). ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA ESPAÇO-TEMPORAL NA MICRORREGIÃO DE SOUSA, PARAÍBA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 9(1), 69–82. https://doi.org/10.9771/gesta.v9i1.38522

Edição

Seção

Notas Técnicas e Comunicações