DESEMPENHO RODOVIÁRIO LABORATORIAL DO RESÍDUO DE MINERAÇÃO DE MANGANÊS DE LICÍNIO DE ALMEIDA - BA QUANDO MISTURADO COM A BRITA 1

Autores

  • Glauber Miranda de Carvalho UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)
  • Hélio Marcos Fernandes Viana UNIFTC/Professor e pesquisador http://orcid.org/0000-0002-6283-6415
  • Rubem Xerxes Trindade Rodrigues UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)
  • João Paulo Freire Rocha UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)
  • Gilson Rodrigues Junior UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v9i1.38452

Resumo

O presente trabalho avaliou o comportamento do CBR, na energia intermediária de Proctor, quando são adicionadas porcentagens de 30%, 50% e 75% de brita 1, em massa, ao rejeito de manganês que foi coletado na região do município de Licínio de Almeida. O objetivo foi encontrar uma mistura que atendesse satisfatoriamente aos requisitos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estabelecidos em 2006 para construção de base de pavimentos rodoviários. Os ensaios laboratoriais realizados na energia intermediária de Proctor verificaram a eficiência de cada uma das misturas a partir dos valores de CBR e de sua expansão observados. Com base nos modelos estatísticos desenvolvidos, este trabalho constatou que uma mistura de rejeito de manganês-brita 1, com apenas 39,5% de teor de brita 1, em massa, atende às referidas exigências. A conclusão do trabalho destaca que a adição de um baixo teor de brita 1, em massa, ao rejeito de manganês torna real a possibilidade de obter dois benefícios: combater um problema ambiental e viabilizar de forma altamente qualitativa a construção da base, que é uma das mais importantes camadas do pavimento rodoviário.

Palavras-chave: Pavimento; Rejeitos; Manganês; Meio Ambiente

 

LABORATORY ROAD PERFORMANCE OF LICÍNIO DE ALMEIDA (BA) MANGANESE MINING WASTE, WHEN MIXED WITH BRITA 1

Abstract

This work aimed to use statistical modeling based on mixtures of materials, type of manganese tailings-crushed stone 1 to find a mixture that satisfactorily met the requirements of the DNIT (National Department of Transport Infrastructure) for the construction of a road pavement base. The crushed stone composed the studied mixtures in the contents of 30%, 50% and 75% by mass. Manganese tailings were classified as silty-sand soil (A-4 from TRB, SM from USCS and NA from MCT); Thus, the CBR behavior was evaluated that takes basis on the efficiency of each of the mixture for the intermediate energy of Proctor. Furthermore, based on developed statistical models, it was found that a mixture of manganese-crushed stone 1, with only 39.5% of gravel content, by mass, it was possible to meet the requirements of the DNIT (2006) for base construction of road pavements. Finally, with the addition of a low content of crushed stone 1, in mass, to the manganese tailings, the possibility of obtaining two benefits is real: to combat an environmental problem and to make possible the construction of the base, which is one of the most important road pavement layers.

Keywords: Pavement; Tailings; Manganese; Environment 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Miranda de Carvalho, UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)

Engenheiro Civil, que defendeu TCC na área pavimentação e estabilização de solo do tipo rejeito.

Hélio Marcos Fernandes Viana, UNIFTC/Professor e pesquisador

Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Engenharia Civil (área de concentração em Geotecnia) pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Engenharia Civil (área de concentração em Infraestrutura de Transportes) pela Universidade de São Paulo (2007). Também, é autor de trabalhos voltados para solos, fundações, pavimentos, estradas, preservação ambiental, etc.. Atualmente é professor titular, pesquisador e orientador na UniFTC-VIC Bahia. Além disso, ele tem participando de eventos nacionais e internacionais, também a mais de doze (+12) anos atua em ensino superior. Os principais focos profissionais são nos seguintes temas: pavimentação (pavimento tropical de baixo custo), projeto geométrico de estradas, barragens, sistemas de transportes, mecânica dos solos, laboratório de solos, solos tropicais, MCT, investigação do subsolo, fundações, estacas, modelagem estatística computacional, métodos numéricos em engenharia (elementos finitos e redes neurais artificiais), modelagem computacional de taludes, e geotecnia ambiental. Finalmente, Hélio Marcos é projetista que trabalha com solos, fundações e águas, também é associado ao CREA, ABPv e ABMS no Brasil.

Rubem Xerxes Trindade Rodrigues, UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)

Engenheiro Civil, que defendeu TCC na área de pavimentação com a utilização de solo do tipo rejeito.

João Paulo Freire Rocha, UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)

Engenheiro Civil, que defendeu TCC na área de pavimentação com a utilização de solo do tipo rejeito.

Gilson Rodrigues Junior, UniFTC / Engenheiro Civil (egresso)

Engenheiro Civil, que defendeu TCC na área pavimentação e estabilização de solo do tipo rejeito.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Carvalho, G. M. de, Viana, H. M. F., Rodrigues, R. X. T., Rocha, J. P. F., & Rodrigues Junior, G. (2021). DESEMPENHO RODOVIÁRIO LABORATORIAL DO RESÍDUO DE MINERAÇÃO DE MANGANÊS DE LICÍNIO DE ALMEIDA - BA QUANDO MISTURADO COM A BRITA 1. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 9(1), 99–116. https://doi.org/10.9771/gesta.v9i1.38452

Edição

Seção

Artigos Originais