AMIANTO NÃO! O MANEJO DAS TELHAS DE FIBROCIMENTO E PERSPECTIVAS PARA DESAMIANTIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, EM SALVADOR-BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v8i2.38362

Resumo

Ao se estudar e analisar resíduos sólidos, nota-se a relação entre os aspectos ocupacionais, ambientais e de saúde. Os resíduos sólidos provenientes de materiais contendo amianto são comprovadamente nocivos, causando o adoecimento dos trabalhadores e culminando em uma questão de saúde pública. O presente trabalho teve como objetivo analisar o manejo das telhas de fibrocimento contendo amianto e a existência de perspectivas de desamiantização nas instalações da Universidade Federal da Bahia em Salvador/BA. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa em que a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores telhadistas, servidores, estudantes e professores dessa universidade e por meio do exame das legislações vigentes. A análise documental mostrou que os dispositivos legais e normativos identificados carecem de recursos e ações para serem implementados e que não há uma política de incentivo à desamiantização, assim como revelou a carência de áreas públicas para destinação final ambientalmente adequada do material contaminado e a falta de uma fiscalização apropriada. A pesquisa não identificou haver uma perspectiva de desamiantização na UFBA, apesar de ter constatado a existência de pessoas expostas ao risco invisível provocado pelo amianto. O estudo mostra um cenário de degradação ambiental e preocupante para a saúde coletiva, mas que também estimula a discussão de soluções e o desenvolvimento de novas pesquisas.

 

NO ASBESTOS! THE MANAGEMENT OF FIBROCEMENT TILES AND PERSPECTIVES FOR DEAMIANTIZATION IN THE FEDERAL UNIVERSITY OF BAHIA, IN SALVADOR - BAHIA

When studying and analyzing solid waste, the relationship between occupational, environmental and health aspects is noted. Solid waste from materials containing asbestos is proven to be harmful, causing workers to become ill and culminating in a public health issue. The present work aimed to analyze the handling of asbestos-cement tiles and the existence of prospects for deactivation in the Federal University of Bahia facilities in Salvador / BA. This is an exploratory study with a qualitative approach in which data collection took place through semi-structured interviews with roofing workers, servers, students and professors at this university and through the examination of current legislation. The documentary analysis showed that the legal and normative provisions identified lack resources and actions to be implemented and that there is no policy to encourage deactivation, as well as the lack of public areas for the environmentally appropriate final disposal of contaminated material and the lack of adequate supervision. The research did not identify a prospect of deactivation at UFBA, despite having found the existence of people exposed to the invisible risk caused by asbestos. The study shows a scenario of environmental degradation and worrying for public health, but which also stimulates the discussion of solutions and the development of new research.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Adorno Landim, UFBA

Engenheira Civil, especializada em Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho pela UFBA.

Claudia de Oliveira D'Arêde, UBA

Antropóloga PPGCS/UFBAMestre em Saúde, Ambiente e Trabalho FMB/UFBADoutoranda PPGCS/UFBAProfessora e Pesquisadora. FMB/PPGSAT/UFBAExperiência em estudos antropológicos, etnograficos,  Antropologia da saúde, do trabalho e ambiental,  sobre contaminação ambiental e humana relacioanados ao urânio e amianto, minerações, populações tradicionais, (povos indígenas, quilombolas e camponeses) , assistente técnica do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Assessora social da ABEA (Associação Baiana de Expostos ao Amianto) e Movimento Paulo Jackson, Justiça e cidadania.

Luiz Roberto Santos Moraes, UFBA

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (1973), com especialização em Engenharia Sanitária e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Sanitária pela Delft University of Technology-NE (1977) e doutorado em Saúde Ambiental pela University of London-UK (1996). Fez estágio pós-doutoral em Gestão de Saneamento Básico na Universidade do Minho-PT (2005), em Saneamento Ambiental e Saúde na Universitat de Barcelona-ES (2013-2014), em Política e Gestão de Resíduos Sólidos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo-PT (2017) e em PPP de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na Universidade da Beira Interior-PT (2019-2020). Professor Titular em Saneamento (aposentado) e Participante Especial (voluntário) do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento-MAASA da Escola Politécnica, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho-PPgSAT da Faculdade de Medicina da Bahia e da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia-RAU+E da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Foi editor da Revista Eletrônica Gestão e Tecnologias Ambientais-GESTA, da UFBA, UFRB, UEFS, UCoimbra-PT e UMinho-PT (2013-2020), membro atual de seu Conselho Consultivo, membro do Conselho Editorial Científico da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES e da Revista Engenharia Civil/Civil Engineering da UMinho-PT. Um dos fundadores do Grupo Ambientalista da Bahia-GAMBÁ (1982). Tem trabalhado na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, principalmente, nos campos do saneamento ambiental, saúde ambiental e política, gestão e planejamento de saneamento básico.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Landim, F. A., D’Arêde, C. de O., & Moraes, L. R. S. (2020). AMIANTO NÃO! O MANEJO DAS TELHAS DE FIBROCIMENTO E PERSPECTIVAS PARA DESAMIANTIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, EM SALVADOR-BAHIA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 8(2), 15–26. https://doi.org/10.9771/gesta.v8i2.38362

Edição

Seção

Artigos Originais