SALINIDADE DO SOLO E DESENVOLVIMENTO DO GIRASSOL SUBMETIDO À IRRIGAÇÃO COM ÁGUAS DE DIFERENTES QUALIDADES

Autores

  • Paulo Vitor Santa Rosa Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Patrícia dos Santos Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.33080

Resumo

Em regiões de escassez hídrica, o uso da água de má qualidade, por vezes a única opção, tem sido uma alternativa para reduzir o elevado consumo de água de melhor qualidade na agricultura. Porém, o uso de águas ricas em sais, como os esgotos, pode causar danos à estrutura dos solos e à produção agrícola. Objetivou-se com esta pesquisa avaliar os impactos da salinidade de uma água de poço (0,97 dS m-1), do esgoto proveniente da Estação de Tratamento (1,03 dS m-1), esgoto de fossa séptica (1,79 dS m-1) e da água salina (2,00 dS m-1) no solo e no desenvolvimento da cultura do girassol. O aumento da salinidade das águas de irrigação afetou, significativamente, os atributos químicos do solo, elevando os parâmetros condutividade elétrica, percentual de sódio trocável e o teor de sódio trocável do solo, porém, os parâmetros biométricos da cultura do girassol não foram afetados pela salinidade, exceto para os parâmetros massa seca e fresca das raízes, os quais geraram um crescimento com o aumento da salinidade. Constatou-se que o uso de águas residuárias promoveu médias superiores dos parâmetros: diâmetro do caule; diâmetro interno do capítulo; fitomassas frescas da parte aérea, do capítulo, e total; e fitomassas secas do capítulo e total, com relação às plantas irrigadas com os tratamentos com água de poço, esgoto da estação e água salina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Santa Rosa Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018), graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017). Tem experiência nas áreas de Drenagem Urbana, Tratamento de Águas de Abastecimento, Águas Residuárias e Reúso de Efluentes.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Silva, P. V. S. R., & Nascimento, P. dos S. (2019). SALINIDADE DO SOLO E DESENVOLVIMENTO DO GIRASSOL SUBMETIDO À IRRIGAÇÃO COM ÁGUAS DE DIFERENTES QUALIDADES. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(2), 255–269. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.33080

Edição

Seção

Artigos Originais